A internet como instrumento de pesquisa cientifica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. UTILIZAÇÃO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA

“A informatização da sociedade é um processo irreversível”  (Pierre Levy)


Após o advento da Internet, a informação, que até então tinha somente o papel como suporte, passou por uma revolução. Vivemos hoje em uma Sociedade da Informação, onde a informação é uma “mercadoria” disputada a peso de ouro dentre asnações. Podemos afirmar que entre os fatores que distinguem os países desenvolvidos dos em desenvolvimento (agora chamados emergentes) está o acesso à informação.
É indiscutível o impacto do uso do computador na nossa sociedade atual. A Internet foi criada na década de 60 pelo Departamento de Defesa Norte Americano DoD através da ARPA (Advanced Research and Projects Agency). Além das característicasintrínsecas interessantes do computador, o advento da Internet vem ampliando ainda mais suas vantagens como veiculo do conhecimento.
Internet significa Interconnected Networks ou InterNetwork (redes conectadas). Ela conecta um grande número de redes (regionais e nacionais):  universidades, empresas, instituições militares, instituições governamentais, etc. entre si. No início dos anos 90, amaioria das universidades e institutos de pesquisa do mundo estavam ligados.
Com a gigantesca rede de computadores do planeta, a Internet, houve um aumento ainda maior na busca do conhecimento. No que diz respeito ao ramo da Pesquisa Científica, a Internet tem representado um ambiente essencial, não somente para propagação da informação, mas para a cooperação entre instituições.
Aimportância da Internet está relacionada à rapidez com que um cidadão se comunica e tem acesso a informações. A democratização da informação é sem dúvida a conquista mais importante dos avanços tecnológicos.
Enquanto a aprendizagem tradicional se dá através da exposição de um indivíduo a algo ou alguém que se caracteriza como uma fonte de conhecimentos, na Internet estamos expostos a novoconhecimento o tempo inteiro.
O uso da Internet como fonte de pesquisas é, aliás, controverso no mundo acadêmico. Enquanto há professores que estão incentivando o acesso e uso dos estudantes a rede mundial dos computadores e os governos municipais, estaduais e federal demonstram interesse e disposição de investir no surgimento de laboratórios de informática estruturados para que isso aconteça, háeducadores que consideram esse uso pernicioso...
A informação existe, mas como encontrá-la? Este é um grande problema que os usuários enfrentam ao navegarem pela rede mundial. Outro problema é que nem sempre as pessoas conseguem guardar os endereços, por mais fáceis que eles sejam, uma letra errada é suficiente para não se localizar uma página.
Para facilitar esta procura foramcriados os sites de busca. Eles armazenam informações sobre os mais variados sites e seus conteúdos. Alguns funcionam como catálogos, em que se encontra o endereço solicitado procurando através das categorias, semelhante às Páginas Amarelas. Outros sites de busca possuem mecanismos que permitem rastrear a palavra em quase todas as páginas da Web.
Em uma pesquisa científica, a internet éconsiderada uma fonte secundária, ou seja, faz parte da pesquisa em obras nas quais as informações já foram elaboradas (livros, apostilas, teses, monografias etc., por exemplo).
Porém, a Internet representa uma novidade nos meios de pesquisa. Mas, se ela pode facilitar a busca e a coleta de dados, ao mesmo tempo oferece alguns perigos; na verdade, as informações passadas por essa rede não têmcritérios de manutenção de qualidade da informação.
Explicando melhor: qualquer um pode colocar sua “homepage” (ou sua página) na rede. Vamos supor que um indivíduo coloque sua página na “net” (rede) e o objetivo desta página seja falar sobre a História do Brasil: ele pode perfeitamente, sem que ninguém o impeça, dizer que o Brasil foi descoberto "por Diogo da Silva, no ano de 1325". Sendo...
tracking img