Inovatec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7953 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Produção de Aditivos para Gasolina a partir do Glicerol

Engenheiros Responsáveis

Aline Mara Maia Bessa (0287882) Bruna Tarciana Cavalcante Bezerra (0300021) Caio Braga de Sousa (0285321) Marlon Sousa Gama (0303323)

Sumário _______________________________________________________________ 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Contexto Justificativa Glicerina Aditivos Objetivo Localização LayoutProjeto Detalhado Análise Econômica

_______________________________________________________________

Contexto _______________________________________________________________ A recente preocupação mundial com o meio ambiente, principalmente no que diz respeito ao aumento das emissões de gases na atmosfera, a diminuição das reservas de petróleo e o aumento da demanda de energia mundial temestimulado o interesse no estudo de fontes alternativas de energia, principalmente as renováveis por apresentarem menor impacto ambiental. O biodiesel surgiu como uma alternativa ao óleo diesel derivado de petróleo, sendo sua produção privilegiada no Brasil, devido suas condições climáticas favoráveis para um largo espectro de oleaginosas. Em 2009 o Conselho Nacional de Política Energética(CNPE) estabeleceu que o percentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel seria de 5%. Essa regra entrou em vigor em 2010, ano em que a produção de biodiesel foi de 2,4 bilhões de litros e uma capacidade instalada para cerca de 5,8 bilhões de litros, colocando o Brasil entre os maiores produtores e consumidores de biodiesel do mundo. A produção de biodiesel é realizada através de umareação de transesterificação, onde óleos vegetais ou gorduras animais reagem com alcoóis de cadeia curta na presença de catalisador básico e forma glicerol com subproduto. O processo de conversão química de óleos e gorduras em biodiesel gera em torno de 10% de glicerol, em volume de biodiesel produzido, e sua produção mundial está estimada para 1,2 milhões de toneladas em 2012. Esses valores sãomuito superiores ao consumo e o excedente acaba gerando um passivo ambiental. Assim, para que a produção de biodiesel seja sustentável e economicamente viável, todo o glicerol deve ser transformado a produtos de alto valor agregado.

Justificativa _______________________________________________________________ A incorporação dessa grande quantidade de glicerol tem se tornado um desafio.Diversas pesquisas são voltadas para o desenvolvimento de processos viáveis para transformar o glicerol oriundo da produção de biodiesel em produtos rentáveis. Vários processos para esse fim estão sendo desenvolvidos, entre eles, a produção de triacetina que pode ser usada como aditivo para combustíveis e é obtida através da reação de acetalisação, onde o glicerol reage com ácido acético. Aliado aoexcesso de glicerol disponível no mercado, existe uma situação de escassez de aditivos para a gasolina, uma vez que tais produtos são de difícil obtenção. No intuito de viabilizar a construção de unidades industriais produtoras de triacetina, uma simulação das variáveis do processo, utilizando softwares, como CHEMCAD ®, foi desenvolvida nesse projeto, bem como o

dimensionamento de todos osequipamentos necessários para instalação da planta de produção. Além disso, foi realizada uma análise econômica e ambiental detalhada.

Glicerina _______________________________________________________________ O termo glicerina é usado para designar produtos comerciais purificados, normalmente, contendo pelo menos 95% de glicerol. A glicerina oriunda do processo de produção de biodiesel édenominada glicerina loira e contém cerca de 80% de glicerol além de água, metanol e sais dissolvidos. A glicerina pode ser empregada como matéria prima para diversos setores industriais de cosméticos, higiene pessoal, alimentos, medicamentos, explosivos, entre outros. A Figura 1 mostra aplicações mais usuais da glicerina.

Figura 1 – Aplicações do glicerol - Fonte: FELIPE (2007)

Aditivos...
tracking img