Resenha ler e conpreeder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Thierry Nigri Bentivoglio de Lima 05/03/2013 eng.mecânica
Quando se pratica a atividade de ler são utilizados diversos conhecimentos armazenados em nossos computadoresmentais, mas para um bom entendimento do texto é necessário que se tenham conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e internacionais, para que o texto faça sentido efique compreendido.
Conhecimento linguístico: é o conhecimento da gramática e lexical, a base para a leitura.
Conhecimento enciclopédico: é o conhecimentos vivenciados,conhecimentos gerais,que foram aprendidos na pratica.
Conhecimento internacional: abrange os conhecimentos ilocucional, comunicacional, meta comunicativo esuperestrutural.
O contexto é um fator muito importante na produção de sentido do texto. O contexto são experiências do mesmo gênero vivenciadas por um grupo de pessoas, queadquiridas essas experiências acaba se tornando comum para esse grupo, assim uma pessoa que não fez parte dessas experiências entendera o significado de uma das palavras, mas nãoentendera o sentido de uma propagando, por exemplo.
Mas nunca duas pessoas ira vivenciam experiências iguais, mesmo sendo da mesma cultura, classe social, e até mesmo damesma família, irá ter a mesma compreensão, assim uma leitura de um mesmo texto poderá ser interpretada de 2 maneiras diferentes. O contexto pode mudar o significado dapalavra usando um contexto na forma irônica.
Além dos conhecimentos citados no começo, para um bom entendimento de um texto, é necessário que o interlocutor tenha pelomenos contextos parecidos com a do autor. Caso contrário o texto ira ficar entendido mas sem sentido.
Ingedore Villaça koch, Vanda Maria Elias. Ler e compreender. Cap. 02
tracking img