Resenha ler e conpreeder

255 palavras 2 páginas
Thierry Nigri Bentivoglio de Lima 05/03/2013 eng.mecânica
Quando se pratica a atividade de ler são utilizados diversos conhecimentos armazenados em nossos computadores mentais, mas para um bom entendimento do texto é necessário que se tenham conhecimentos linguísticos, enciclopédicos e internacionais, para que o texto faça sentido e fique compreendido.
Conhecimento linguístico: é o conhecimento da gramática e lexical, a base para a leitura.
Conhecimento enciclopédico: é o conhecimentos vivenciados, conhecimentos gerais,que foram aprendidos na pratica.
Conhecimento internacional: abrange os conhecimentos ilocucional, comunicacional, meta comunicativo e superestrutural.
O contexto é um fator muito importante na produção de sentido do texto. O contexto são experiências do mesmo gênero vivenciadas por um grupo de pessoas, que adquiridas essas experiências acaba se tornando comum para esse grupo, assim uma pessoa que não fez parte dessas experiências entendera o significado de uma das palavras, mas não entendera o sentido de uma propagando, por exemplo.
Mas nunca duas pessoas ira vivenciam experiências iguais, mesmo sendo da mesma cultura, classe social, e até mesmo da mesma família, irá ter a mesma compreensão, assim uma leitura de um mesmo texto poderá ser interpretada de 2 maneiras diferentes. O contexto pode mudar o significado da palavra usando um contexto na forma irônica.
Além dos conhecimentos citados no começo, para um bom entendimento de um texto, é necessário que o interlocutor tenha pelo menos contextos parecidos com a do autor. Caso contrário o texto ira ficar entendido mas sem sentido.
Ingedore Villaça koch, Vanda Maria Elias. Ler e compreender. Cap.

Relacionados