Inorganica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE INORGÂNICA – PROPRIEDADES FUNCIONAIS DAS FUNÇÕES INORGÂNICAS – ÓXIDOS

INTRODUÇÃO:
As Funções são um agrupamento de substâncias compostas que apresentam propriedades químicassemelhantes, e dentro dessas encontramos os Óxidos.
Os Óxidos são compostos binários, ou seja, sua formação é composta por dois elementos, sendo que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo entreeles. Os óxidos constituem um grupo muito numeroso, pois praticamente todos os elementos químicos formam óxidos. Assim, os óxidos são encontrados na natureza com muita freqüência.
Os óxidos são serdivididos em: Óxidos Básicos, Ácidos, Anfóteros, neutros, Duplos /Mistos ou Salinos, Peróxidos e Superóxidos.
Óxidos básicos: O metal associado ao oxigênio geralmente apresenta carga elétrica +1 e +2,ou seja, possuem um caráter iônico. Reagem com água e formam bases.

Óxidos ácidos (Anidridos): Geralmente são formados por ametais ligados ao oxigênio e, apresentam um caráter covalente. Reagemcom água e formam ácidos. Esses podem ser chamados de Anidridos de ácidos por serem obtidos pela eliminação de água do ácido.

Óxidos anfóteros: São aqueles óxidos que podem se apresentar de doismodos. Em presença de um ácido se comportam como óxidos básicos, e em presença de uma base se comportam como óxidos ácidos.

Óxidos neutros: Eles não reagem com a água, ácido ou base, sãocovalentes, ou seja, sua composição é de ametais.

Óxidos duplos, mistos ou salinos: Resultam da combinação de dois óxidos de um mesmo elemento.

Peróxidos: São compostos iônicos apresentando o grupoânion O2-2. O oxigênio apresenta carga -1.

Podemos dizer que os óxidos são muito importantes, assim como também as outras funções inorgânicas. Mas é importante ressaltar os óxidos, afinal a água(H2O) substância mais abundante na terra e de extrema importância aos seres vivos, é um óxido.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
HTTP://sambaray.vilabol.uol.com.br/oxid.htm
Acessado em 16/4/2012...
tracking img