Inglaterra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1043 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Geografia

TEMA: Espaço europeu - Inglaterra

Ruth Pinheiro
Camila Rodrigues
Galileu Cidrack
Gleyciane Almeida
2ª série D – Manhã
CLIMA
A Inglaterra possui um clima temperado oceânico com presença de chuvas, de intensidade fraca, durante quase todo o ano.  Ocorre no país uma variação  de temperatura muito grande. No inverno, a temperatura pode cair a -5ºC, enquanto no verãoatinge a marca de 30º C. Porém, a temperatura média anual fica em torno de 10ºC.
O vento predominante, de direção sul-oeste, costuma levar para o território do país calor e umidade vindos do Oceano Atlântico.
Nas estações da primavera e inverno pode ocorrer a queda de neve.
O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) anual fica em torno de 830 milímetros.
- A temperatura mais elevada naInglaterra foi registrada no condado de Kent, em 10 de agosto de 2003, quando os termômetros registraram 38,5ºC.
- A temperatura mais baixa foi registrada em Edgmond, em 10 de janeiro de 1982, quando chegou a -15ºC.
- Os meses de julho e agosto são os mais quentes, com temperaturas médias em torno de 21ºC.
- Os meses de janeiro e fevereiro são os mais frios, com temperaturas médias em torno de1ºC.
VEGETAÇÃO
A vegetação natural das ilhas Britânicas, formada principalmente por florestas de árvores caducifólias, com predominância de carvalhos, faias, freixos e olmos, reduziu-se, em grande parte, como consequência da exploração agropecuária. Assim, apenas uma pequena porção do território britânico é ocupada por reservas florestais, sobretudo no norte e no leste da Escócia e no sudeste daInglaterra. Nos planaltos do norte, os solos são pobres e finos, e nos morros ou terras turfosas crescem e florescem urzes, gramíneas e tojos. 
A fauna do Reino Unido, similar à do continente europeu, conquanto bem mais pobre em espécies, é protegida por leis severas, que regulamentam a caça. Ainda assim, restam-lhe poucas espécies de mamíferos, como os cervos (que só existem ainda na Escócia),lobos, raposas e coelhos.

Urzes vermelhas Tojo

HIDROGRAFIA
Os rios britânicos são curtos, mas por causa do clima úmido relativamente volumosos, com moderadas enchentes de outono-inverno. Os maiores ocorrem nas baixas do sul: o Severn (290km) e o Tâmisa (338km) são os mais longos. O primeiro desemboca no interior do profundo canal de Bristol, aberto ao Atlântico, e osegundo abre-se em amplo estuário ao desembocar no mar do Norte. Outros rios dignos de nota são o Ouse, o Trent, o Tyne. Na Irlanda do Norte, o Bann e o Mourne. O relevo moderado e as grandes descargas facilitaram a abertura de canais que interligam os rios.
Em sua maioria, os rios são de escasso desnível, e muitos deles navegáveis em grande parte de seu curso. A larga plataforma continental provocaacentuadas correntes de maré, que limpam naturalmente os estuários, facilitando o acesso aos portos. Somente no Wash, na costa leste, ocorreu apreciável assoreamento, que permitiu a instalação de pôlderes na região de Fens. Os lagos são mais numerosos nos velhos maciços e originaram-se em vales de geleiras. Na Escócia, onde são chamados lochs, há muitos deles, de forma alongada. O maior, porém, oLough Neagh, fica na Irlanda do Norte.

TERRITÓRIO
O território da Inglaterra é, em sua maioria, composto por pequenas colinas e planícies, especialmente no centro e no sul do país. No entanto, existem planaltos no norte (por exemplo, Lake District, Peninos e Yorkshire Dales) e no sudoeste (por exemplo, Dartmoor eCotswolds). A antiga capital da Inglaterra era Winchester até Londres assumir oposto em 1066. Hoje Londres é a maior área metropolitano Reino Unido e a maior zona urbana da União Europeia. A população inglesa é de cerca de 51 milhões de pessoas, cerca de 84% da população do Reino Unido é majoritariamente concentrada em Londres, no sudeste e em aglomerações nas Midlands, no noroeste, nordeste e em Yorkshire, regiões industriais que se desenvolveram durante o século XIX....
tracking img