RESENHA SOBRE KARL MARK
Em “Um Toque de Clássicos”, Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira e Tania Quintaneiro descrevem o filósofo alemão Karl Marx como o herdeiro do pensamento iluminista, uma vez que ele entendia a razão além de instrumento de percepção do mundo, mas objeto capaz de alterar a realidade.
Apesar de ser um estudioso de Hegel, Marx desenvolveu seu materialismo diferente da concepção hegeliana e baseou-se na história para criar o seu método, o materialismo dialético, através dele o filósofo era capaz de analisar diferentes esferas da vida humana. Ao estudar o passado, Marx percebeu que a história da humanidade confunde-se com a luta de classes; sendo essa a responsável pelas principais mudanças ocorridas, juntamente com os interesses econômicos.
Os estudos de Marx também apontam para o trabalho como principal regulador das relações humanas, uma vez que ele é a atividade humana mais básica. É dentro dele que se instituem as mais diversas divisões da sociedade,seja por gêneros, classes ou de produção.
Karl Marx separou as classes no capitalismo de acordo com a posse ou não dos meios de produção, dividindo assim a sociedade entre proprietários, aqueles detentores dos meios de produção, e proletariado, classe dos trabalhadores que precisam vender sua força de trabalho para ter acesso aos meios de produção. É daí, que segundo os estudos de Marx, que surge a base para as desigualdades sociais e para a economia das sociedades; os modos de produção são responsáveis por caracterizar a vida politica e econômica.
Marx ainda atenta para a superestrutura e a estrutura e afirma que as contradições geradas pelo próprio capitalismo serão responsáveis por mudanças na estrutura, que levarão a mudanças econômicas, por meio de uma revolução do proletariado, na superestrutura e dessa maneira a criação de um novo sistema conhecido como socialismo, onde haveria menos desigualdades e que evoluiria para o comunismo. Nesse novo sistema a propriedade [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). Resenha sobre karl marx. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Karl-Marx/662141.html

MLA

"Resenha sobre karl marx" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Karl-Marx/662141.html>.

MLA 7

"Resenha sobre karl marx." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Karl-Marx/662141.html>.

CHICAGO

"Resenha sobre karl marx." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Sobre-Karl-Marx/662141.html.