Infraestrutura de agua e esgoto em macapa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

INTRODUÇÃO
Este trabalho será desenvolvido através de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo com o propósito de averiguar quais os problemas que comprometem a distribuição de água potável na cidade Macapá. Observamos que diversos fatores contribuem para a péssima qualidade deste serviço, dentre eles destacamos a falta de planejamento e infraestrutura urbana, comopavimentação de ruas, construção de moradias em áreas alagadas e ligações clandestinas e com isso o propósito de deste trabalho é apontar uma solução viável que contribua para a melhoria da rede de abastecimento de água e consequentemente da qualidade de vida da população macapaense.


JUSTIFICATIVA
Observamos que a cidade de Macapá é carente e deficiente em termos de prestação de serviços públicos,principalmente no tocante a serviço de saneamento básico, especificamente na distribuição de água tratada. Por este motivo nos propomos a estudar e levantar quais fatores que impactam ou comprometem a qualidade do serviço de abastecimento de água.

PROBLEMÁTICA
A partir da criação do Território Federal do Amapá pelo decreto lei nº 5.812, de 13 de setembro de 1943, com a implantação da ICOMI e outrasempresas, desencadeia-se na região uma grade explosão migratória, constituída principalmente de nordestino em buscas de novas oportunidades. Com a falência de alguns projetos do governo federal, do Projeto Jari e mais tarde da ICOMI, o fluxo migratório é direcionado pra a cidade de Macapá e que se intensificou ainda mais com a transformação do território em estado em 1988 e a criação da Área deLivre Comércio de Macapá e Santana em 1991, o que proporcionou novas oportunidades e postos de trabalho, levando assim a mais um surto migratório de pessoas vindo de toda a Amazônia e Nordeste, em busca de oportunidade de emprego. Castelo (2009).
Castelo (2009) aponta por meio de levantamento do IBGE, o crescimento acelerado da população macapaense ao longo das ultimas décadas; segundo dadosdos censos do Instituto Brasileiro de Geografia e Pesquisa (IBGE, ano), a população urbana/suburbana de Macapá era de 10.068 pessoas, em 1960 a pulação urbana/suburbana quase triplica em relação a de 1950, em 1970 a população urbana continua crescendo e já é o dobro da de 1960, em 1980 a população urbana de Macapá já é de 93. 132 habitantes. Em 1991, já na condição de estado do Amapá, a populaçãode Macapá cresce a uma porcentagem de 53,24 % em relação a de 1980. No ano 2000 a população de Macapá cresce 56,76% em relação a 1991.
Esse grande crescimento populacional, levou Macapá a um inchaço populacional que somado coma falta de planejamento urbano, resultou em grades problemas para a cidade, como falta de habitação, emprego e infraestrutura urbana onde pode-se destacar aprecariedade do serviço de abastecimento de água. Segundo Castelo (2009, pag. 02).
De qualquer forma, qualquer estado, qualquer administrador, por mais competente que seja terá dificuldades em encarar o desafio de criar empregos e infraestrutura (água; luz; saneamento básico; transporte) e ainda manter a qualidade de vida para uma população que cresce rapidamente.
Compreende-se então que, ocrescimento acelerado de uma determinada população traz grandes problemas para o planejamento urbano de uma cidade, onde a criação de infraestrutura urbana, dificilmente acompanhará o rápido crescimento da população.
Outro problema refere-se as residências em áreas alagadas, visto que estas, surgiram como consequência do inchaço populacional de Macapá, pois a grande massa de migrantes vindode várias regiões da Amazônia e do nordeste em busca de emprego e de melhores condições de vida, buscavam terras para construir suas habitações e devido a falta de terras secas próximas ao centro para ocupação e à preços baixos, a solução encontrada foi invadir as áreas alagadas, conhecidas aqui como áreas de ressaca. A ocupação dessas áreas traz inúmeros problemas para a cidade, os problemas...
tracking img