Geomorfologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – introdução

Ao serem construídas, as cidades têm sido vistas sob uma ótica paisagística mais preocupada em fazer um aglomerado de pessoas, construções, circulação e comércio.

A aceleração descontrolada do crescimento das aglomerações urbanas tem gerado formas anárquicas da adaptação ao relevo.

A população e administradores públicos têm muitas vezes que pagar um preço alto por nãose preocupar com regras que a natureza impõe sobre o uso adequado da terra, e as consequências têm sido desastrosas.

Nesse contexto, uma conscientização ambiental tem sido levantada para que se crie uma cultura de planejamento urbano para que haja um maior respeito com o uso da terra com base em normas da legislação ambiental como o Estatuto das cidades e o plano diretor.

Conforme Sousa(2004) planejar significa buscar estruturar o futuro das cidades, na busca de prevenir para evitar problemas a fim de ganhar possíveis benefícios. Isso mostra como é importante um bom planejamento dentro das áreas urbanas, para que se desenvolvam de forma estruturada e não se tornem em problemas com o passar dos anos, uma região bem estruturada é uma sociedade em paz com meio ambiente.

Aoassumir a tarefa de empreender uma discussão a favor de um levantamento geomorfológico, pretende-se em primeiro lugar mostrar a importância de começar o planejamento urbano pelo alicerce e pela compreensão dos aspectos da superfície.

2 – CONCEITO GERAL DE GEOMORFOLOGIA


O ser humano sempre observou o relevo por seus mais variados aspectos, beleza e por suas possíveis utilizações.Segundo CRISTOFOLETTI (1980, p1) a geomorfologia é a ciência que estuda as formas de relevo. Sendo estas “esculpidas pela ação de determinado processo ou grupo de processos”, “estudo de ambos pode ser considerado como central deste de conhecimento”.

GUERRA & CUNHA (2001, P. 24) afirmam ainda que “a capacidade de raciocínio humano e suas observações tornaram possível estabelecer relaçõesentre formas de relevos e seus processos geradores”. Em fenômenos que causam grandes impactos, é comum restarem na paisagem significativas marcas de sua ocorrências, facilitando a identificação dessas relações .

























3 – CONCEITOS DE PLANEJAMENTO URBANO


Para que um planejamento aconteça, é necessário que nãofique apenas no papel, e sim ser colocado em prática, aperfeiçoar e identificar os erros e proporcionar soluções que sejam aprimoradas com o passar dos tempos através de avaliações periódicas sobre assuntos abordados dentro dos planos diretores a assim conseguir desenvolver um planejamento adequado às cidades.

É preciso preocupar-se com o crescimento e a demanda de veículos, pois com afacilidade de crédito para aquisição dos automóveis a cidade fica sem espaço para pedestres à a veículos, pois os semáforos e as principais vias dificultam o fluxo viário da cidade. Conforme Souza (2004, p.15-16):



O planejamento urbano e a gestão urbana são atividades diferentes
Planejamento urbano, como qualquer outro tipo deplanejamento é uma atividade que remete para o futuro. É forma que os homens tem de tentar prever a evolução de um fenômeno ou processo, e, a partir deste conhecimento, procurar se precaver contra problemas e dificuldades, ou ainda aproveitar melhor possíveis benefícios.




Sobre o surgimento do planejamento, Santos (2004, p.27) relata que ocorreu: “nas últimas décadas, em razão doaumento dramático da competição por terras, aguas, e recursos energéticos e biológicos que gerou a necessidade de organizar o uso da terra , de compatibilizar esse uso com a proteção de ambientes ameaçados de melhorar a qualidade de vida das populações”.

Muitos dos planejamentos apresentados pelas cidades são fracos no que diz respeito à área de ecologia e meio ambiente, principalmente em...
tracking img