Infotec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INFOTEC
TD 3 mL 20ºC 1 in 1/100
20ºC mL 20ºC mL

TD

0

.1 .2 .9 1

USO CORRETO DE PIPETAS
A B C

MATERIAL VOLUMÉTRICO
Os instrumentos de medição são essenciais para qualquer laboratório ou indústria que necessita de medições corretas de volumes. A qualidade dos resultados das análises é dependente da exatidão com que são medidos os volumes das amostras ensaiadas ou dos reagentesadicionados. Estes instrumentos de medição devem ser escolhidos levando-se em consideração sua aplicação. Mesmo os mais sofisticados instrumentos automáticos de análise oferecem resultados confiáveis somente quando o material volumétrico empregado na preparação de reagentes e amostras for suficientemente preciso e direcionado ao uso pretendido. A calibração e o uso adequado dos instrumentos demedição têm grande influência no resultado final de um ensaio. É importante avaliar e reduzir, onde for possível, os erros sistemáticos e aleatórios que possam influenciar o bom desempenho do laboratório.

Estas pipetas são planejadas para medidas de volumes pré-determinados e não são consideradas exatas para medir amostras e padrões.

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA USO CORRETO DAS PIPETAS
• Não pipetarcom a boca. Utilizar sempre um dispositivo para a pipetagem (Figura 2); • Utilizar pipetas íntegras, descartar as pipetas que apresentem pontas quebradas; • Utilizar pipetas limpas e secas; • Utilizar pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido; • Para medidas de soluções viscosas, evitar que o líquido ultrapasse muito a marca de medida, limpar a parte externa da pipetae lavar a mesma várias vezes na solução que irá receber o material pipetado; • Nas soluções incolores coloca-se o menisco inferior na marca de calibração enquanto que nas soluções coradas o acerto se faz na parte superior do menisco (Figura3); • Os olhos devem estar posicionados na altura da leitura do menisco (Figura 4); • Utilizar a pipeta sempre na posição vertical (tanto para aspirar comopara desprezar o líquido); • O fluxo do líquido deve ser contínuo.

PIPETAS
Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas). Pipeta Volumétrica ouTransferidora: planejada para medir um volume fixo de líquido, constituindo-se de um bulbo cilíndrico contendo um tubo estreito em cada extremidade (Figura 1 A). A marca de calibração do volume fica gravada na parte superior do tubo. A parte inferior do tubo se afina gradualmente, de modo que o calibre interno na extremidade da pipeta seja suficientemente fino para que o fluxo do líquido e a drenagemincompleta não causem erros de medição além da tolerância especificada. Estas pipetas são calibradas para utilização em medida de amostras não viscosas. A exatidão da calibração desta pipeta é diretamente proporcional à sua capacidade.

Figura 2: Dispositivos auxiliares para pipetar.

5 in 1/10

0 1

3 4

A

B

TD 3 mL 20ºC

1 in 1/100

5 in 1/10

20ºC mL

20ºC mL

TD

A
Evitandoa paralaxe. A superfície de um líquido confinado num tubo estreito exibe uma curvatura marcante, ou menisco, que consiste na interface entre o ar e o líquido a ser medido. Para acerto do menisco, seu olho deve estar no nível da superfície do líquido para assim evitar um erro devido à paralaxe (Figura 4). Paralaxe é um fenômeno que ocorre através da observação errada do valor na escala analógicado instrumento, devido ao ângulo de visão.

B

0

0 1

Figura 3: Acerto do menisco. A: soluções incolores; B: soluções coradas.

.1 .2 .9 1

3 4

A

B

C

Figura 1: A: Pipeta Volumétrica; B: Pipeta Mohr (escoamento parcial); C: Pipeta sorológica (escoamento total) Pipeta Graduada ou Medidora: Consiste em um tubo de vidro graduado uniformemente em seu comprimento (Figura 1 B...
tracking img