Relatorio de visita ao lapec

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

RELATÓRIO DE VISITA AO LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSAIO DE COMBUSTÍVEIS - LAPEC

MANAUS, 2012

RELATÓRIO DE VISITA AO LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSAIO DE COMBUSTÍVEIS - LAPEC

Relatório apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Introdução à Engenharia de Gás e Petróleo do curso de Engenharia de Gás e Petróleo da Universidade Federal doAmazonas.

MANAUS, 2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
2. DESCRIÇÃO DO LOCAL DE VISITA..............................................................................03
3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SETOR VISITADO...........03
4. RELAÇÃO DISCIPLINA E O CURSO QUEORGANIZOU A VISITA...........................05
5. CONCLUSÃO......................................................................................................................05
REFERÊNCIAS........................................................................................................................07

1. INTRODUÇÃO3

O laboratório de pesquisa e ensaio de combustíveis – Lapeclocaliza-se na Av. General Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000, Campus Universitário, Setor Norte, Coroado I. Esse laboratório se subdivide em dois: Laboratório de Pesquisa e Laboratório de Ensaio de Combustíveis. O primeiro é destinado aos alunos da Universidade Federal do Amazonas para que possam realizar experiências cientificas na área de biocombustíveis, já o segundo é vinculado a Agência Nacional dePetróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP e realiza análise do combustível vendido nos postos dos Estados do Amazonas e Roraima.

2. DESCRIÇÃO DO LOCAL DE VISITA

Os dois laboratórios possuem equipamentos para análise de combustíveis, sendo que o Laboratório de Pesquisa também busca possíveis matérias-primas para criação de biocombustíveis a partir de espécies amazônicas, como é o caso doInajá e do Pneumanso. Dentre os equipamentos utilizados podemos citar: o cozinhador, a prensa, as vidrarias, a capela de exaustão, o computador de rancimat, a balança analítica, o pHgametro, o banho termostatizado, o titulador automático, a bomba de vácuo-raio x e o espectrômetro de fluorescência de raio x.
O laboratório de Ensaios de Combustíveis analisa as condições mais viáveis para otransporte do combustível e se suas características físico-químicas estão de acordos com as normas regulamentadas pela ANP, segundo as resoluções 309/01, 42/09 e a 36/05 que são relativas à produção e comercialização de gasolina, diesel e etanol.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SETOR VISITADO

No Laboratório de Pesquisa eles trabalham basicamente com o biocombustível, entretanto existemoutros focos de pesquisas em menor escala, como é o caso do estudo do carvão e da catálise. Para a fabricação do biocombustível existem várias etapas que vão desde a coleta da matéria prima até a caracterização do produto final que será a obtenção de óleo vegetal.
4
Pode-se extrair óleo vegetal a partir de dois processos: com solvente e com extração mecânica. A utilização do solvente ocorregeralmente quando se tem uma quantidade pequena de matéria prima, sendo assim este processo será longo (durando vários dias), renderá pouco e em sua composição final sempre sobrarão resíduos desse solvente. Se tivermos uma grande quantidade de matéria prima então se usa a extração mecânica, aonde a matéria prima é posta no cozinhador ou prensa estrutura radial, que processa até 60 kg de matéria primapor hora a uma temperatura que varia entre 60 e70 graus para não degradar a substância. Todos os rendimentos são diferentes para cada matéria prima no caso do Inajá é aproximadamente 30-40% e do Pneumanso 40-50% (utilizou-se a prensa para a obtenção deste resultado). O resíduo resultante da extração do óleo é chamado de torta e é separado descansando a amostra ou na centrifuga.
No Laboratório...
tracking img