Informatica

Páginas: 3 (541 palavras) Publicado: 26 de fevereiro de 2013
EDUCAÇÃO AUTORITÁRIA

Conceituações: "Educação de castração, pois limita, reprime ou aniquila as manifestações de autonomia e auto-afirmação da criança e do adolescente, muitasvezes sob o protesto de os orientar. Paulo Freire chama essa educação de ""educação bancária"", porque se limita a ser um ato de depósito de um saber já pronto na cabeça dos alunos. Tal saber, ""dado""por aqueles que julgam que sabem àqueles que são julgados ignorantes, não é o da experiência vivida, mas o da experiência contada e transmitida. Dentro dessa concepção bancária, os seres humanos sãoconsiderados adaptáveis, ajustáveis. Em conseqüência, quanto mais os alunos se empenham em arquivar os depósitos que lhes são feitos, menos desenvolvem a sua capacidade crítica que permitiria suainserção no mundo como sujeitos e agentes de transformação. Tal concepção é vista como um instrumento de opressão, pois inibe o poder criador dos alunos, ao contrário da educação conscientizadora, que conduza uma descoberta permanente da realidade. (c.f. Duarte, S.G. DBE,1986)"
É conhecida também como Educação Tradicional, Diretiva, Heterôma ou Conservadora, consiste na concepção deeducação, na qual o aluno deve assimilar o conjunto dos bens culturais da humanidade de forma absoluta. Para tanto, os métodos pedagógicos, utilizados para que esses bens culturais sejam eficazmentetransmitidos, exigindo assim uma rigorosa observação da disciplina e da autoridade incondicional do professor, que se for preciso o mesmo punirá o aluno com agressões morais, como os castigos, em casos maisgraves em conseqüência dos delitos dos alunos levando-o a serem punidos com agressões físicas, o mais comum ter a mão sujeita a violentos golpes de palmatória.
Toda a educação autoritária sebaseia na difusão de um conhecimento cuja eficiência e eficácia se mede por dar corpo e forma a essa realidade social estratificada desigualmente. Toda a pedagogia autoritária tem por objectivo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!