Filme "tempos modernos"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1 – Filme Atividade “Tempos Modernos”

Perguntas:

1) Justifique o título do filme.
R: Mostra a migração da sociedade, antes voltada para a agricultura, para a era industrial, passandopela Revolução Industrial.

2) Por que Chaplin queria constantemente estar na prisão?
R: Com a escassez de alimentos, moradia e trabalho, ficar na cadeia lhe proporcionava segurança e bem-estar,dando-lhe a idéia de “felicidade”.

3) A Revolução Industrial trouxe muita riqueza. Concorde ou discorde e argumente com partes do filme.
R: Concordamos em parte. A pessoa que tinha uma especializaçãogarantiu seu lugar no mercado de trabalho durante o processo de industrialização. Já a grande maioria da população, sem qualquer qualificação, ficou com subempregos (faziam o que aparecesse). O filmeretrata isso bem na cena em que Carlitos trabalha como ajudante do Mecânico, carregando a caixa de ferramentas, e quando se torna Garçom/Cantor. Com a industrialização, várias famílias perderam seusustento, ficando desempregadas, substituídas por máquinas; essa parte é ilustrada pelo fato da filha mais velha da família roubar alimentos para sua família.

4) Apesar de o filme representar arealidade norte-americana do início do século XX, percebemos problemas sociais atuais. Quais são eles?
Desigualdade social, desemprego, violência, drogas, fome, miséria, greves e conflitos.

5) Como osmovimentos reivindicatórios dos operários eram tratados pela polícia?
Como balbúrdia e agitação; dessa forma, eram combatidos com violência e prisões, já que os operários eram tratados comocriminosos.

6) Por que Chaplin ficou “louco”?
Pressão por parte da empresa para aumento da produção, trabalho mecânico e repetitivo, sem respeito aos intervalos e vigília constante dos superiores.

7)Explique o que é “produção em série”.
Criado por Ford, cada operário exerce uma única função na linha de produção (ex.: parafusar, martelar, ligar/desligar máquinas), objetivando chegar à confecção do...
tracking img