Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo sobre o Sistema Operacional Solaris
Antonio Marcos Monte de Menezes Universidade Federal Rural de Pernambuco Rua D. Manoel de Medeiros, S/N – Dois Irmãos – CEP 52171-900 – Recife-PE Departamento de Física e Matemática
tonyufrpe@hotmail.com

Resumo. Este artigo descreve algumas das características do sistema operacional Solaris, desenvolvido pela Sun Microsystems, mais precisamente noque se refere ao gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, gerenciamento de entrada e saída e sistema de arquivos utilizados por esse poderoso sistema operacional.

1. Informações Gerais
O sistema operacional Solaris foi desenvolvido pela Sun Microsystems, baseado nos sistemas UNIX. A Sun foi fundada em 1982 e já em 1992 surge a primeira versão do solaris, batizado de SunOS 5.x.Atualmente encontra-se na versão 10, lançado mundialmente no dia 15 de novembro de 2004, durante evento em San Jose, na Califórnia. A empresa investiu cerca de US$ 500 milhões em pesquisa e desenvolvimento, o Solaris 10 é a jogada da Sun para tentar reconquistar sua participação no mercado. O SOLARIS é um sistema operacional voltado para grandes empresas, no Brasil, o Banco Real e o próprio Banco doBrasil já fazem uso desse poderoso SO, por ser de custo elevadíssimo, só as grandes empresas ousam utlizá-lo. O sistema Sun Solaris custa U$4,457 por usuário simultâneo, enquanto o Windows NT custa U$129 por usuário e o Windows 2000 custa U$600. Sistemas que rodam Solaris são projetados para ficarem ligados continuamente, contudo, você pode parar, reiniciar e as vezes desligar o sistema paraexecutar tarefas de manutenção como: instalar uma nova versão do sistema operacional, desligar um sistema em antecipação a queda de energia e/ou adicionar ou remover hardwares.

2. Gerenciamento de Processos
O SOLARIS trata os threads em nível de usuário e de Kernel da mesma forma e possui multiprocessamento simétrico. Inicialmente, quando se ativa o sistema, é criado o processo 0, que por sua vezcria o processo 1, conhecido como init, que é o pai de todos os processos (Adão dos processos), cada processo seja ele pai ou filho, possui seu espaço de endereçamento, evitando que um processo interfira nas variáveis de outro. Todo processo no sistema SOLARIS é identificado pelo processo-pai, é uma espécie de batismo, existindo uma forma de conversarem entre si, por intermédio de

mensagens, e asaída de um processo é direcionada para a entrada do outro, formando uma espécie de cadeia de processos. Os processos no SOLARIS possuem duas estruturas: a tabela de processos, com informações como número de processos, modo e prioridade e a estrutura de usuário, com informações como quem criou o processo, quem está usando, etc. A política de escalonamento de processos é preemptiva, utilizando ummisto de múltiplas filas, contador de programa e troca de contexto. A primitiva de sincronização é a utilização de monitores e semáforos.

3. Gerenciamento de Memória
O Kernel do sistema operacional é o maior responsável pelo gerenciamento de memória no Solaris, alocar e desalocar memória para os processos quando eles precisarem, bem como gerenciar a troca entre a memória principal e o disco(swap) quando na memória principal não couber o tamanho do processo. O escalonamento de memória define as prioridades dos processos, levandodose em consideração o tempo de execução acumulado. Os processos que passaram mais tempo em execução terão menos prioridade que os processos que ainda não foram executados. Existe uma técnica que seleciona alguns processos da memória a fim de liberar espaço,chamada swapping, bem como, o SOLARIS usa paginação por demanda, evitando o carregando do processo completo para a memória principal, de tempos em tempos o SO percorre as páginas do processo, procurando o bits de acesso, se for igual a zero, é desprezado, se for igual a um, é carregado na memória.

4. Gerenciamento de Entrada e Saída
Todos os requerimentos de entrada e saída são trabalhados...
tracking img