Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Redes de Computadores

MANAUS – AM
2012

FÁBIO SARAIVA COSTA
FELIPE GUSTAVO PEREIRA ALMEIDA

Redes de Computadores

Trabalho de Redes de Computadores apresentado para a Turma dov6º Período, do Curso de Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do Centro Universitário do Norte – UNINORTE e LaureateInternational Universities.

Orientador: Prof. Msc. Marcelo de Queiroz Leite

MANAUS – AM 2012

I - Camada Física do RM-OSI

A camada Física fornece as características mecânicas, elétricas, funcionais e de procedimento para ativar, manter e desativar conexões físicas para atransmissão de bits entre entidades de nível de Enlace de Dados. Uma unidade de dados do nível Físico consiste de um bit (em uma transmissão serial) ou n bits (em uma transmissão paralela).

A função desta camada é permitir o envio de uma cadeia de bits pela rede sem se preocupar com o seu significado ou com a forma como esses bits são agrupados.

Não é função deste nível tratar deproblemas tais como de transmissão. Esta preocupação é transferida para a camada de Enlace de Dados.

Embora o RM-OSI não defina a mídia, ele define claramente os requisitos que essa mídia precisa atender. Neste nível da arquitetura são tratados aspectos que dizem respeito a forma de representação dos bits quando valor 0 ou 1, quantos microssegundos durará um bit (intervalo de sinalização), sea transmissão será half-duplex ou full-duplex, como a conexão será estabelecida e desfeita, quantos pinos terá o conector da rede e quais seus significados.


1 Tipos de conexões de rede

Todas as conexões de rede são compostas por dois tipos de blocos estruturais:

- Conexões multipontos
- Conexões ponto a ponto

A conexão multiponto permite que um dispositivo se comuniquecom dois ou mais dispositivos. Veja um exemplo disso na Figura 1.1. Todos os dispositivos ligados por uma conexão multipontos com partilham o mesmo meio de transmissão. As redes locais, independente dos padrões(Ethernet, Token Ring, ...) adotados, utilizam este tipo de conexão.

A conexão ponto a ponto, presente na interligação de redes locais e na maioria dos links de acesso à Interneté caracterizada pela comunicação de um dispositivo diretamente com outro dispositivo, conforme mostrado na Figura 1.2.



Quando dois dispositivos são conectados por um link (enlace) ponto a ponto, eles têm exclusividade para ocupação do meio de transmissão.

Acrescente links ponto a ponto se quiser construir redes maiores. Nesse caso, os dispositivos dependem de outrosdispositivos para retransmitir suas mensagens. Os links ponto a ponto podem, até mesmo, fazer um círculo para formar um anel, possibilitando que as mensagens passem de um dispositivo para outro.

2 As topologias físicas

A topologia física de uma rede descreve o layout dos meios de transmissão (da mídia) da rede. Topologias físicas diferentes apresentam características diferentes emtermos de desempenho, facilidade de instalação, diagnóstico e solução de problemas, e reconfiguração.

1.2.1 Topologias físicas baseadas em conexões multipontos

Na verdade, apenas uma topologia é baseada em conexões multipontos - a de barramento, ilustrada na Figura 1.3. Observe que todos os dispositivos estão conectados a um único meio de transmissão comum.Características das topologias de Barramento

As extremidades do cabo precisam de terminadores e os dispositivos podem ser conectados em toda a extensão do cabo. As conexões são feitas com conectores em forma de T.

Normalmente, os sinais em uma rede de barramento são efetuados por meio de broadcast (difusão) enviados nas duas direções do cabo, permitindo que todos os dispositivos recebam o sinal...
tracking img