Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O FLUXOGRAMA COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE CONTROLE DE ESTOQUES

RESUMO O presente artigo tem por objetivo estudar a utilização da ferramenta fluxograma para avaliar e corrigir os erros existentes nos procedimentos operacionais de um sistema de controle de estoque. A atividade logística de controle dos estoques exerce papel importante, pois, controlar o nível desse ativorepresenta controlar o capital de giro investido e melhorar o atendimento aos clientes. O estudo está voltado para organizações de comércio varejista que se utilizam sistemas informatizados para realizar esse controle. O principal problema apresentado por essas organizações é o baixo “grau de acurácia”, ou seja, as quantidades físicas são divergentes das registrada no sistema. Esse problema apresenta-sedevido a grande variedade de itens vendidos por essas lojas. Uma vez que os gerentes logísticos utilizam as informações de estoque para realizar a programação das compras, melhorar o grau de acurácia se torna importante para as organizações. Com a utilização da ferramenta fluxograma é possível compreender a movimentação de mercadorias do ponto de vista de origem e destino e avaliar os processosoperacionais que alimentam as informações dos sistemas de controle de estoque informatizados.

Palavras Chaves: controle de estoques; fluxograma; avaliação.

1 INTRODUÇÃO A logística tem se destacado como disciplina que se empenha em agilizar e organizar os processos de movimentação e armazenagem de mercadorias. O objetivo principal é reduzir custos operacionais para as empresas. No atual mercadocompetitivo a utilização de qualquer estratégia ou ferramenta que proporcione melhorias nos seus desempenhos pode fazer diferença frente aos concorrentes.

2

Uma boa administração de materiais e transportes pode ser uma alternativa que requer baixos investimentos e, além de tudo, proporciona uma otimização dos recursos, tanto ativos fixos como matérias-primas, utilizados pela empresa na suaprodução ou comercialização. Os transportes envolvem custos de movimentação, no entanto internamente a atividade que logística de controle de estoque é essencial para a eficiência dos processos e no controle de custos da organização. A utilização de sistemas ERP – Enterprise Resource Planning - agiliza o acesso as informações e melhoram os resultados em termo de tempo e custo nas atividades decompra. Além disso, os cálculos e registros em sistemas informatizados são mais confiáveis do que em sistemas de ficha. Contudo, se a empresa não consegue manter disponível informações sobre os níveis de estoques encontrados em seus depósitos, mesmo com o uso de sistemas de controle de estoques informatizados, perde essa agilidade. Este artigo tem por finalidade estudar como a ferramenta fluxogramapode identificar erros nos procedimentos de coleta e transmissão de informações no processo de controle de estoques de empresas que utilizam sistemas

informatizados.

2 METODOLOGIA Com o objetivo de demonstrar um procedimento para avaliação e conhecimento dos erros no processo de controle de estoque do setor de comercio varejista, o estudo será desenvolvido utilizando-se de pesquisabibliográfica quanto a seu meio e de pesquisa metodológica quanto ao seu fim (VERGARA, 1998). Bibliográfica porque utilizará dados teóricos para explicar a utilização da ferramenta e metodológica porque informa um método de utilização para a mesma em acordo com as características de um sistema de controle de estoques. A pesquisa tem cunho exploratório para atender seus objetivos. Segundo a definição deRichardson (1999) do ponto de vista de forma de abordagem classificase como pesquisa qualitativa uma vez que não possui instrumentos que quantificam o processo de análise do problema. Apenas são abordados conceitos genéricos sobre o assunto.

3

3 CONTROLE DE ESTOQUES Conseguir proporcionar o produto certo, no tempo exato para o consumidor, sem que a empresa necessite da manutenção do mesmo...
tracking img