Informatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este projeto trata da implantação de um sistema de venda e estoque em uma empresa da RL Comércio Varejista de Gás. A escolha do sistema teve como ponto de partida a necessidade que a empresa apresenta em relação aos departamentos de venda e estoque, visto que não dispõe de sistemas de controle, acompanhamento e armazenamento de dados.

A situação da empresafoi constatada com base nas informações obtidas com um funcionário por ocasião de uma visita realizada no dia 15 de setembro de 2010. De posse dessas informações foi pensado e sugerido a implantação de um sistema que possibilitasse à administração maior controle e segurança dos dados e informações, bem como mais facilidade de acesso a estes.

O sistema de venda e estoque foi originadopara fins didáticos por alunos do curso Técnico Subsequente em Informática durante as aulas da disciplina Projeto de Informatização – Laboratório de Informática no ano de 2010, com a supervisão do professor João Paulo e do professor Fabio. O Projeto demonstrou-se bastante flexível e completo, podendo atender tanto às necessidades reais da empresa RL Comércio Varejista de Gás, quanto àsnecessidades de outras empresas de mesmo ramo.

A modelagem dos dados baseou-se no modelo entidade-relacionamento e envolveu também conceitos da técnica de modularização.

A modularidade de um sistema consiste na independência funcional de seus componentes, denominados módulos, sendo considerado um dos aspectos fundamentais do projeto de um sistema, bem como um fator de qualidadedo mesmo.

O agrupamento dos elementos de banco de dados de acordo com os subsistemas que os mantém resulta em módulos. Módulos possuem também uma interface, que é um conjunto de operações de leitura (consultar) e escrita (cadastrar, editar e excluir) que controlam o acesso aos dados mantidos nas entidades do módulo.
A partir da modelagem conceitual de cada um dos módulos,foi gerado um modelo físico específico para o sistema gerenciador de banco de dados utilizando a ferramenta MySQL Workbench 5.2.
A escolha deste gerenciador se deu por ser um aplicativo responsável por inter-relacionar uma coleção de dados acessando-os em um conjunto de programas, com o objetivo principal de fornecer uma recuperação eficaz, podendo ser aplicada em bancos, linhasaéreas, telecomunicações, comercio on-line e em recursos humanos.

DESCRIÇÃO DE CENÁRIOS DE USO

O sistema deve aperfeiçoar o funcionamento do controle de estoque e de venda da empresa RL Comercio Varejista de Gás, armazenando o cadastro de todos os usuários e a movimentação da entrada e da saída dos produtos contidos nesta empresa, passando a identificá-los por um número de cadastro.Através destes cadastros, tanto o dono como o gerente, e apenas estes, terão acesso ao sistema da empresa por meio da execução do login, com o nome do usuário seguido de uma senha.

As vendas serão efetuadas através de pedidos realizados por atendimento ao público por meio do telefone, sempre com entregas a domicílio ou através de vendas diretamente com o vendedor, recebendoo produto imediatamente no ato da compra.

Como resultado da decomposição do repositório de dados da empresa RL Comércio Varejista de Gás, foram obtidos quatro módulos: Fornecedor, Gerente, Vendedor, Cliente.
Os módulos Fornecedor, Gerente e Cliente são puramente cadastrais, por isso podem ser completamente representados por um modelo Entidade-Relacionamento. Emcontrapartida, o Vendedor é um módulo que apresenta um comportamento mais dinâmico e, portanto, é mais bem representado por definições de processos (esquema).
Veja as características gerais de cada um dos módulos levantados abaixo:
• Cadastro de Usuário
• Venda
• Compra
• Loja
• Movimentação Entrada
• Movimentação Saída
• Cadastro de Gerente
O...
tracking img