Influencias situacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Influências Situacionais

O ambiente físico tem como principal função influenciar o comportamento dos consumidores, a partir dele se constrói a imagem da loja. Várias pesquisas são elaboradas mo intuito de compreender o impacto que o ambiente exerce sobre as percepções e comportamentos dos consumidores, elementos como sons, aromas e iluminação compõe uma atmosfera que podem gerar sentimentos epercepções positivas ou negativas para o consumidor.

A música de fundo é um componente que exerce influencia sobre os consumidores. O ritmo e o volume com que ela é tocada trás sensações diferentes ao consumidor, geralmente a música e mais eficaz quando há uma relação direta com o contexto situacional da compra.

Outro aspecto é a localização, a percepção de distância real e de distanciapercebida tem relação direta com escolha de uma loja por parte do consumidor. Lojas pequenas podem se beneficiar da imagem de grandes lojas, ou seja, maior visualização da loja por está perto de um ponto de grande circulação de pessoas, o impacto pode ser negativo caso ambas as lojas trabalhem com o mesmo segmento.

Como aproveitar o espaço interno da loja é uma decisão importante para quemdeseja evitar transtornos caudados pela densidade. A aglomeração de pessoas pode aumentar o a ansiedade do cliente, diminuir a satisfação e afetar de maneira negativa a imagem da loja. Em alguns segmentos a densidade pode ser vista de maneira positiva como é o caso das casas noturnas, onde a densidade pode intensificar o impacto geral do evento.

Outro aspecto que pode ter impacto direto ouindireto no comportamento de compra é o layout das lojas. A localização dos itens, apresentação dos produtos e a posição dos corredores devem sempre beneficiar o fluxo de trafego dos consumidores e colaboradores do local.

Uma tendência que vem ganhando espaço no mercado é o das sugestões olfativas. Ambientes aromatizados são visto pelos consumidores como aqueles que possuem produtosmelhores comparado de ambientes não aromatizados. O aroma deve ser único, e guardar uma semelhança com os produtos fornecidos na loja.

A atmosfera da loja é vista, ouvida, cheirada e sentida. É um fator presente em toda a situação de compra, não existindo atmosfera ideal para cada tipo de indústria. Os consumidores escolhem determinadas lojas pela atmosfera, que se torna um principal diferencialdependendo do grau de concorrência que as mercadorias possuem. Com a diversificação de o público consumidor conhecer fatores da atmosfera passou a ser determinante para possibilitar em empresas desenvolverem estratégias que melhor atenda ao diferentes segmentos de mercado.




Ambiente Físico da loja Via Mia

A Via Mia é uma loja (franquia) que comercializa calçados, bolsas eacessórios femininos. Adiante serão descritos algumas sensações e sentimentos percebidos no ambiente da loja.

• Localização

A loja está situada no Park Shopping segundo piso próximo da Fast Shop e da CeA. O lugar traz uma sensação de segurança, pois é coberto, iluminado, possui amplo estacionamento, grande circulação de pessoas e conta com diversos seguranças no local. O Parkshopping e um lugar de fácil acesso, pois conta com diversas rotas para chegar e sair do local.

• Aromas

A Via Mia possui um aroma cítrico, agradável e estimulante. Traz com sigo uma sensação de sofisticação e elegância.

• Sons

Músicas de grandes artistas do gênero pop da atualidade ajudam a compor um clima contemporâneo, jovem e feminino. Como um volume baixo as musicatransmitem ao cliente uma sensação de auto-estima que promove um aumento do tempo que o cliente permanece na loja.

• Iluminação

Há uma iluminação diferenciada no local. Embora haja várias lâmpadas de tons amarelados e de diferentes tamanhos a loja é escura. Existem produtos de cores escuras que se confundem com a cor preta por falta de uma iluminação mais clara.

• Cores...
tracking img