Influencias dos filosofos e militares na administraçao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CENTRO LITERATUS - UNICEL

Larissa Sílvia Pedraça da Rocha

Influência dos filósofos e militares na Administração

Manaus, 2012.
Larissa Sílvia Pedraça da Rocha

Influência dos filósofos e militares na Administração

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Introdução à Administração, no Curso de Administração, na UniversidadeCentro Literatus.

Profª: Aline Nobre

Manaus, 2012
RESUMO

Apresenta a contribuição dos pensamentos e doutrinas filosóficas para administração; bem como o legado histórico deixado pelos militares como sua forma de organização, sua forma estrutural e seu planejamento, princípios imprescindíveis para uma eficaz administração.
Palavras-chave: pensamentos filosóficos, legado, militares,administração.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...............................................................................................05
2. INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS...................................................................06
3. INFLUÊNCIA DOS MILITARES....................................................................10
4.CONCLUSÃO................................................................................................12
5. REFERÊNCIAS..............................................................................................13


INTRODUÇÃO
A Administração recebeu enorme influência da Filosofia. Durante os séculos que vão da Antiguidade até o início da Idade Moderna, a Filosofia voltou-se para uma variedade de preocupações que nada tinham a vercom problemas administrativos. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. O conhecimento filosófico se torna imprescindível para conhecermos as coisas que nos rodeiam. Os executivos de uma empresa assumem posturas filosóficas, os religiosos, os políticos, os rockeiros, os ecologistas, ossindicalistas e assim por diante, quer os próprios agentes tenham consciência disso ou não. Em suma, a filosofia está presente na existência humana e sua utilização permite ao ser humano pensar com clareza, refletir mais profundamente sobre suas ações.
Como contribuição dos militares, podemos destacar sua organização, que tem influenciado enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração aolongo do tempo.
A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antigüidade e da época medieval.
O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) – fundamental para a função de direção.
A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente étipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.


Influência dos Filósofos na Administração

Merece referências a influência dos filósofos gregos, como Platão (429 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Platão preocupou-se com osproblemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado. Outros filósofos deixaram importantes contribuições para a formação do pensamento administrativo: Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) historiador e filósofo político italiano, seu livro mais famoso, O Príncipe(escrito em 1513 e publicado em 1532) refere-se à forma de como um governante deve se comportar. Segundo Maximiano (2000, p.146), Maquiavel pode ser entendido “como um analista do poder e do comportamento dos dirigentes em organizações complexas”. Certos princípios simplificados que sofreram popularização estão associados a Maquiavel (observa-se o adjetivo maquiavélico):
- “Se tiver que fazer...
tracking img