Facilitando a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Facilitando a leitura
Margot Cardoso

Ler deve ser um ato que cause prazer, não uma tortura, uma obrigação. Quem não adquiriu o hábito de ler na infância, pode não se encantar com uma livraria,mas hoje, percebe-se que a leitura é essencial para adquirir conhecimento e ter sucesso na profissão que escolheu.

Tente melhorar, ou suportar a relação que será estabelecida entre você e oslivros. Como? Com esforço próprio, procurando ler sobre assuntos do seu interesse, comece com textos curtos, depois vá aprofundando cada vez mais.

Experimente ler todo dia, mesmo que textos menores,ou algumas páginas de livros, artigos de revistas, de jornais para começar, até adquirir o hábito diário. O tempo que você dedica para a leitura é fundamental, por isso, escolha um local agradável,confortável e bem iluminado. Se você ler em um lugar desconfortável, corre o risco de associar, inconscientemente, a leitura com algo desagradável, e então, não vai gostar mesmo de ler.

Não leiavários livros de uma só vez, isso só vai atrapalhar seu raciocínio. Você já ouviu dizer que “ler é uma viagem”? Então, faça uma viagem por vez. Leia com calma, devagar, não adianta “correr os olhos” pelotexto, é fundamental prestar atenção no que está lendo. É interessante que você grife as partes que julgar mais relevantes.

É necessário respeitar os sinais de pontuação, eles não estão ali poracaso e a compreensão pode ficar prejudicada.

Não se prenda por palavras desconhecidas, o ideal é ter sempre em mãos um dicionário. A partir do momento que você decifra o significado das palavras,você entende o sentido delas no texto, e então elas passam a fazer parte do seu vocabulário, e você não terá mais dificuldade quando encontrá-las em outro texto.
Depois da primeira leitura, pare,pense sobre o que leu e tente lembrar do contexto geral, da idéia central. Caso seja um texto polêmico como por exemplo: drogas, pena de morte, aborto, etc., tente entender qual é a posição do autor,...
tracking img