Indutivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Indutivismo

Teses centrais da concepção comum de ciência :

*A Ciência é OBJETIVA.
*As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência adquiridos porobservação e experimentação.
*O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento PROVADO OBJETIVAMENTE.

De acordo com o indutivista ingênuo a ciência começa com aobservação, feita por um observador com órgãos sensitivos normais e inalterados.

A observação deve ser, portanto, neutra. É por meio dela que chegamos aos enunciados elementares e, destes, aos universais.Afirmações ou enunciados singulares : referem-se a uma ocorrência específica ou a um estado de coisas num lugar específico, num tempo específico.
Afirmações ou enunciados universais: Referem-se a todosos eventos de um tipo específico em todos os lugares e em todos os tempos.

Indutivismo – Qual é o problema em questão ?

De acordo com a visão indutivista o conhecimento começa com aexperiência. Além disso, os enunciados singulares devem levar aos enunciados universais.
Contudo, como realizar tal processo? Ou seja, como alcançar os enunciados universais a partir dos enunciados singulares ?Numa palavra o que permite a GENERALIZAÇÃO ?

“ ...nas palavras de Nolt e Rohatyn “ num raciocínio indutivo interessa-nos a probabilidade da conclusão, dadas as premissas, isto é, a probabilidadeindutiva do argumeto”. Tais argumentos cuja conclusão é provável a partir da(s) premissa(s) são ditos INDUTIVOS (...)”.

Tipos de indução:
1. Indução Simples: “É caracterizada pela enumeraçãodos elementos de uma determinada amostra de um conjunto e a constatação de uma propriedade comum a todos estes, seguida da inferência de que todos os elementos do conjunto em questão possuem a dadapropriedade”.
2.
3. Indução por analogia: “O raciocínio por analogia é bastante próximo daquele que caracteriza a indução por enumeração. Na I.A as premissas afirmam que duas ou mais coisas...
tracking img