Industria cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O mundo contemporâneo se define na moda e no consumo, onde sempre o processo se modifica substituindo as coisas antigas pelas novas, estabelecendo o modismo e visando lucro do capitalismo. A Indústria Cultural cria moda e induz a fabricação maniqueísta de uma ideologia para manter o consumo ativo, a mesma apropria-se dos vínculos estimulantes dos momentos de resgatar as coisasantigas.
Antes do Golpe de 64 o Brasil tinha uma comunicação fechada, logo não existia a chamada indústria cultural, que é responsável por pregar a disseminação de informações, artistas, moda, cultura e valores, os intelectuais da comunicação não tinham a sua liberdade de expressão, o regime era fechado, tudo que era vinculado na mídia tinha que passar pelo controle rigoroso do serviçocomunicacional do Estado; quem não obedecia esse tipo de regime era torturado, censurado e até mesmo exilado.
A comunicação é fundamental para um padrão de vida, formação de cultura e a manifestação de afeto. Para que haja comunicação é necessário terá união entre emissor, receptor e a mensagem, por meio de um canal de propagação. Se o receptor não entender a mensagem acontece o chamado ruído, porém quando oreceptor compreende o que lhe é repassado identificamos o fenômeno chamado feedback.

1. CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL

É um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. O que caracterizam determinado povo são: música, culinária, rituais religiosos, danças, mitos, língua falada e escrita, formas de organização social, entreoutros.
Na nossa cultura usar roupas, sapatos e comer são uma necessidade e um padrão a ser cumprido, no entanto, a roupa ou o sapato a ser usado e o que pessoa vai comer, sofre influência primeiramente da cultura local e consequentemente da indústria cultural, estabelecendo um modo e o que chamamos de modismo.
A indústria cultural pode ser definida na transformação da cultura em objeto demercadoria/produto de consumo, ou seja, as artes submeteramse a uma nova finalidade, sendo transformadas em mercadorias como tudo que existe no capitalismo, deixando de lado a sua verdadeira essência; podendo até mesmo nos dias de hoje controlar a produção da cultura de uma região, cidade ou nação, ter função no processo de acumulação de capital e impor certos comportamentos. Surgindo para acomercialização, visando o consumo, o lucro.
Através da indústria cultural e da cultura de massa, no mundo contemporâneo, a moda define o consumo. A moda não é algo estagnado, ela está sempre em processo de modificação; necessitando criar produtos novos, substituindo os antigos, não porque foram desgastados ou se tornaram obsoletos, e, sim porque existe um novo no mercado. Ou seja, ela oferece produtos quepromovem uma satisfação efêmera. A indústria chama isso de obsolescência programada.
A indústria cultural estar sempre criando e se adaptando as novas modas e um grande exemplo disso é do cantor Roberto Carlos. Cantando músicas que se adaptasse ao público, não se comprometendo com ninguém e agradando a todos; cantou sobre a rebeldia dos anos 60, o erotismo, as minorias e, em destaque, o amor pelasua mãe, amigos e pelo sexo oposto. Criando e conservando a imagem de bom moço, consagrando-se até hoje como o rei na mídia.
O capitalismo dita as regras do mercado e impõe a ideologia da indústria cultural, baseada na ideia e na prática da fabricação de produtos culturais em alta escala para o consumo. A indústria cultural tem o consumidor como um objeto e não como um sujeito, lançando nomercado produtos artísticos e culturais a serem adquiridos por estes consumidores, trabalhando sobre o estado de consciência e inconsciência das pessoas, podendo determinar tal consumo.
A indústria cultural é vista como maniqueísta pela sua ideologia de criar produtos consumíveis para alimentar o mercado de consumo. Ela é a realidade do capitalismo, que para estabelecer-se e manter-se precisa do...
tracking img