Indisciplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Indisciplina! O que fazer?

Cacilda Rodrigues


Tema

Indisciplina

Resumo

Os problemas relacionados à indisciplina podem ter origem na relação com o professor, com os colegas, a família, aulas cansativas e desinteressantes para o aluno, metodologias mal estabelecidas e processo pedagógico inadequado ou outros fatores extra escolares. Este é um dos maiores problemas enfrentados pelaescola e requer cuidados e atenção na tentativa de evitar transtornos. Pergunta-se o que fazer diante de situações conflituosas na escola? Como agir? Não há respostas pré-estabelecidas, entretanto, a busca por soluções deve estar na prática e na escuta do professor diante dos alunos, criando um ambiente de colaboração, respeito e companheirismo.

Palavras chave

Cooperação, Diálogo, Autonomia,Relações de respeito

Público alvo

Alunos do Ensino Fundamental

Tempo previsto

8 aulas

Área de Conhecimento

- Educação
- Temas transversais

Conteúdo

- Fundamentos éticos (Respeito mutuo, justiça, diálogo e solidariedade)

Objetivo Geral

Promover reflexão sobre a indisciplina no cotidiano da escola e a construção de um ambiente colaborativo entre alunos, professores edemais funcionários através do desenvolvimento de valores e regras morais.



Objetivos Específicos

• Incentivar o respeito e a autonomia do aluno.
• Promover a cooperação no meio escolar.
• Treinar o equilíbrio e a reação do professor de forma justa diante de uma situação problemática.
• Promover a autoridade do professor através do diálogo e da construção de relações derespeito com o aluno.
• Levar os alunos a compreenderem e cumprirem as regras.


Justificativa

Um dos maiores desafios enfrentados pela escola está relacionado a indisciplina. Como resolvê-la? O que fazer? Não há uma receita pronta e nem solução fácil, entretanto, é essencial construir na escola um ambiente colaborativo e trabalhar com os alunos questões relacionadas ao ensino eaprendizagem de valores e atitudes.

Metodologia

• Aula expositiva
• Debates
• Dinâmicas
• Apresentação de Teatro

Recursos

• DVD
• Filme
• Papel, lápis, caneta e borracha

Avaliação/Resultados

A avaliação ocorrerá de forma sistemática visando o processo de formação humana dos educandos. Serão avaliadas questões como: Participação, interesse, colaboração erealização das atividades propostas.

Desenvolvimento das atividades

• Introdução ao Tema e dinâmica
Tempo: 2 aulas


- Aplicar dinâmica sobre violência. O tempo estimado para a dinâmica é de 5 minutos. Deve ser utilizado como material dois porretes feitos com jornal enrolado em forma de cacetete. A dinâmica deve ter no mínimo 5 participantes.

Dois voluntários devem ter osrostos cobertos e devem receber um porrete de jornal. Depois devem iniciar uma briga de cegos, para ver quem acerta mais o outro no escuro. O restante do grupo apenas assiste. Assim que inicia a "briga", o coordenador faz sinal para o grupo não dizer nada e desamarra a venda dos olhos de um dos voluntários e deixa a briga continuar. Depois de tempo suficiente para que os resultados das duassituações sejam bem observados, o professor deve retirar a venda do outro voluntário e encerrar a experiência, abrindo um debate sobre o que se presenciou no contexto da sociedade atual

- Abrir debate sobre a cena presenciada na dinâmica e o contexto da indisciplina no meio escolar. Identificar junto com alunos os motivos que geram indisciplina na escola. Escutar os alunos, observar suas atitudes eestabelecer um diálogo para que a fim de proporcionar melhores relacionamentos em sala de aula. A reação dos alunos diante da dinâmica presenciada pode ocorrer de forma variada. Cabe ao professor induzir a reflexão de algumas posturas como: indiferença x indignação; aplaudir o agressor x posicionar-se para defender o indefeso; lavar as mãos x envolver-se e solidarizar-se com o oprimido, etc....
tracking img