Indios no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índios no Brasil

A presença dos índios no território brasileiro vem muito antes do processo de ocupação estabelecido pelos exploradores europeus que aportaram em nossas terras. Segundo os dados presentes em algumas estimativas, a população indígena brasileira variava entre três e cinco milhões de habitantes. Entre essa ampla população, observamos o desenvolvimento de civilizações heterogêneasentre as quais podemos citar os xavantes, caraíbas, tupis, jês e guaranis.
Normalmente, o acesso às informações sobre essas populações são bastante restritas. A falta de fontes escritas e o próprio processo de dizimação dessas culturas acabaram limitando as possibilidades de estudo das mesmas. Em geral, o maior contato desenvolvido entre índios e europeus aconteceu nas faixas litorâneas do nossoterritório, onde predominam os povos indígenas pertencentes ao grupo tupi-guarani. Apesar das várias generalizações, relatos do século XVI esclarecem alguns hábitos desse povo.
Sob o ponto de vista político, essas comunidades não contavam com nenhum tipo de organização estatal ou hierarquia política que pudesse diferenciar seus integrantes. Apesar disso, não podemos ignorar que alguns guerreirose chefes espirituais eram valorizados pelas habilidades que detinham.

Tribos Indígenas em Madre de Deus

Em Madre de Deus, litoral e região metropolitana de Salvador, não foi diferente do restante do mundo, onde os primeiros habitantes da Ilha foram os índios Tupinambás, que a chamavam de Cururupeba, que significa sapo miúdo e o nome de um grande chefe indígena que expulsou os portugueses daIlha.
Cururupeba foi palco de grandes invasões estrangeiras e a partir de 1534 pertenceu a Mem de Sá, terceiro Governador Geral do Brasil, e posteriormente, doada aos jesuítas.  
Após os jesuítas terem sido expulsos do Brasil, a ilha passou a pertencer a Coroa com a denominação de “Freguesia de Madre de Deus do Boqueirão”. Em 1584 foi arrendada aos lavradores, sendo depois batizada de Ilha deMadre de Deus, originada também do Santuário da Milagrosa Imagem da Madre de Deus de Lisboa.
Cultura
A organização da sociedade indígena é feita através dos laços de parentesco. Os índios se dividem em grupos de várias famílias (pai, mãe e filhos), que habitam a aldeia, cuja forma varia. Muitas vezes consiste em uma oca, casa oval, com estrutura de madeira coberta de palha trançada ou folha depalmeira. As maiores medem até 40 metros e podem abrigar 250 pessoas. Nessas casas moram parentes chegando às vezes até a quarta geração
Economia
Para garantir a sobrevivência, os índios caçam, pescam, coletam e plantam, usando instrumentos e métodos bastante rudimentares. A caça pode ser individual ou coletiva. Além do arco e da flecha, usam também a zarabatana, tubo comprido para soprar dardosenvenenados. As presas mais comuns são veados, porcos-do-mato, antas, macacos, tamanduás, preguiças, pacas, capivaras, tatus e diversas aves. Na pesca usam vegetais, que envenenam o peixe, e armadilhas, como o “pari dos guajajaras”, um cesto fundo com uma abertura por onde o peixe entra atrás da isca e não consegue sair.
Além da abundância de peixes, os rios lhes fornecem também répteis etartarugas. A maioria das tribos pratica a chamada agricultura de coivara, ou seja, abrem uma clareira na floresta, deixam os troncos secarem ao sol e ateiam-lhes fogo. Após as primeiras chuvas, plantam as mudas e sementes de maneira desordenada, misturando os vegetais. Entre as plantas alimentícias, cultivam principalmente mandioca, milho, batata-doce, cará, abóbora, vários tipos de vagens, amendoim,pimenta e frutas, como caju, abacaxi e maracujá.
Cultivam também plantas medicinais, estimulantes e industriais. Como não usam fertilizantes, após três a cinco anos de cultivo abandonam o terreno, que só pode voltar a ser plantado alguns anos depois. Por isso, de vez em quando a tribo muda para outro local. Para o transporte utilizam canoas escavadas em troncos de árvores leves, como o jatobá.
A...
tracking img