INDIOS 2

Páginas: 6 (1283 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2015
INTRODUÇÃO:

Descoberta, ou descobrimento do Brasil refere-se à chegada, em 22 de abril de 1500, da frota comandada por Pedro Álvares Cabral ao território onde hoje se encontra o Brasil. O termo "descobrir" é usado nesse caso em uma perspectiva eurocêntrica, referindo-se estritamente à chegada de europeus, mais especificamente portugueses, às terras de "Vera Cruz", o atual Brasil, que já eramhabitadas por vários povos índigenas.
Quando os portugueses chegaram no Brasil existiam inúmeras tribos indígenas espalhadas ao longo do território brasileiro, sem, contudo, demarcarem especificamente um determinado território.
Os povos que habitavam o Brasil na época da chegada de Cabral viviam na Idade da Pedra, entre a passagem do Paleolítico para o Neolítico, praticavam agricultura (milho,amendoim, feijão, abóbora, bata-doce e principalmente mandioca) e domesticação de animais de pequeno porte (porco do mato e capivara).
Quando da chegada ao Brasil pelos portugueses, o litoral baiano era ocupado por duas nações indígenas do grupo linguístico tupi: os Tupinambás, que ocupavam a faixa compreendida entre Camamu e a foz do Rio São Francisco; e os Tupiniquins, e que se estendiam de Camamuaté o limite com o atual estado brasileiro do Espírito Santo. Mais para o interior, ocupando a faixa paralela àquela apropriada pelos tupiniquins, estavam os aimorés.
Cada nação indígena possuía crenças e rituais religiosos diferenciados. Porém, todas as tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. Opajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos.
Algumas tribos eram canibais, por exemplo, os tupinambás; eles acreditavam que ao comerem a carne humana do inimigo, estriam incorporando a sabedoria, a valentia e conhecimentos, sendo assim, não se alimentavam da carne de pessoas fracas ou covardes. Essa prática era realizada em rituais simbólicos.
“Um golpe na nuca rompia o crânio docativo. Acudiam mulheres velhas, com cabaças, para recolher o sangue. Tudo era consumido por todos. As mães besuntavam os seios de sangue para os bebês também provarem do inimigo. O cadáver era esquartejado, destrinchado, assado numa grelha e disputado por centenas de participantes – que comiam pedacinhos. Se fosse muito numerosa a plateia, fazia-se um caldo dos pés, mãos e tripas cozidas.”
Ostupinambás habitavam o litoral desde o Pará até São Paulo. No atual Sudeste, aliaram-se aos franceses que perambulavam pela costa para guerrear contra portugueses e tupiniquins. Nas lutas, os tupinambás transformavam em iguarias os índios, mamelucos e brancos que capturavam. Para os nativos, ser comido era uma honra reservada a guerreiros. Aos olhos europeus, nada poderia ser tão diabólico.
Muitos doscerca de 2.000 povos e tribos que existiam no território brasileiro no século XVI morreram em consequência da escravização e das doenças que vieram com a colonização europeia ou foram absorvidos pela sociedade brasileira.
De acordo com dados do Censo 2010 (IBGE), o Brasil possuía, em 2010, 896.917 indígenas. Este número correspondia a 0,47% da população do Brasil. São cerca de 200 etnias indígenas e170 línguas, porém muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses.



ETIMOLOGIA
"Tupinambá" é oriundo do termo tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", através da junção dos termos tuba (pai),(primeiro) e abá (homem).

OS TUPINAMBÁS

Os tupinambás são um povo indígena brasileiro que, até o século XVI, habitava duas regiões da costa brasileira: aprimeira ia desde a margem direita do Rio São Francisco até o Recôncavo Baiano a segunda abrangia o litoral sul do atual estado do Rio de Janeiro e o litoral norte do atual estado de São Paulo. Este segundo grupo também era chamado de tamoio. Os tupinambás são considerados os antepassados de todas as tribos tupis que habitavam o litoral brasileiro no século XVI. Compunham-se de 100 000 indivíduos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Indios
  • indios
  • Relat rio An lise Ambiental Bosque do Indio Pronto 2
  • Indio
  • indio
  • indio
  • Indios
  • ÍNDIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!