Indigenas de aracruz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* A que povo a população pertence ?
São na maioria da etnia Tupinikim e em minoria da etnia Guarani.
Atualmente são 9 aldeias, sendo 4 Guaranis e 5 Tupinikins

* Onde estão vivendo ?
NoMunicípio de Aracruz-ES.

* Como vivem ?

Vivem quase igual ao homem branco, a maioria mora em casa de alvenaria (lajota) e muitos até trabalham fora, em empresas.
Alguns procuram preservar as suasorigens e continuam vivendo da caça e pesca e do plantio de algumas culturas, como a mandioca.
Eles também vendem artesanatos (produtos feitos por eles) na beira das estradas e na porta derestaurantes.
Porém, cada tribo tem uma maneira de viver, as quais vamos destacar abaixo de acordo com a localidade onde moram:

Localidade: Caeiras Velha
Localizada no Distrito de Santa Cruz na RodoviaES-456, a 18,5 Km de distância da Sede a aldeia Indígena Tupinikim, possui uma área que compreende o mangue e o taboal. Fabricam artesanatos com: samburá, juquiá, peneiras feitas de coco. A Reservaainda guarda alguns remanescentes de Mata Atlântica e árvores frutíferas. A Reserva possui ainda Posto Médico e Escola.

Localidade: Boa Esperança (Tekoá Porã)
Localizada no Distrito de Santa Cruz naRodovia ES-010, a aldeia possui uma área de 1.700 ha, onde há pequenas moradias de estuque e tijolos, cobertas com palhas, onde vivem índios da tribo Guarani. Conserva ainda suas tradições como: alíngua, o culto ao Sol, a Lua, as Estrelas, a dança e a pesca. Fabricam ainda artesanatos considerados os mais bonitos do Brasil e utilizam como material, o coqueiro e a taquara, produzindo assim: arco eflecha, chocalhos, lanças e zarabatanas. A aldeia conta com uma Escola e um Posto Médico. O Pajé líder espiritual é encarregado de curar doenças e afugentar os maus espíritos.

Localidade: IrajáLocalizada Rodovia ES-456 a 12,5 Km de distância da Sede a aldeia é composta por índios Tupinikins que vivem basicamente da pesca do caranguejo e de outros crustáceos.

Localidade: Comboios...
tracking img