Indice pluviometrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO 4
2 LOCALIZAÇÃO SABARÁ 5
2.1 Aspectos físicos 5
3 PLUVIOMÊTRO 1 CAMPO SANTO ANTÔNIO 6
4 PLUVIÔMETRO 2 – BAIRRO ESPLANADA 9
5 PLUVIOMÊTRO 3 – GENERAL CARNEIRO 11
6 PLUVIOMÊTRO 4 - SIDERURGICA 14
7 PLUVIOMÊTRO 5 – ROSÁRIO 15
8 PLUVIOMETRO 6 - CAETÉ 17
9 COMPARAÇÃO DOS INSTITUTOS CLIMATEMPO E CPETEC 19
10 COMPARAÇÃO PLUVIOMETROS E PREVISÕES DOS INSTITUTOS DEPESQUISAS 21
11 CONCLUSÃO 24
12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 25


















1 INTRODUÇÃO


O presente trabalho tem como objetivo relatar e comparar os índices pluviométricos dos bairros: Campo Santo Antônio, Esplanada, General Carneiro, Siderúrgica e Rosário, na Cidade de Sabará e Bom Sucesso em Caeté num período de 32 dias.

Os dados foram coletados entre os dias 19 dedezembro de 2011 e 19 de janeiro de 2012 através de um pluviômetro previamente confeccionado em sala de aula, portanto, com medida padrão para todos os grupos.

Durante este período a coleta foi realizada todos os dias às 07:00hrs. O resultado da medição foi repassado para uma tabela, e posteriormente comparado com os dados das outras regiões e ainda com as informações dos institutos depesquisa CLIMATEMPO E CPETEC, a fim de comparar e relatar fatores que influenciaram os resultados e variação nas regiões analisadas.








.








2 LOCALIZAÇÃO SABARÁ


A cidade de Sabará está localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Possui como limite ao sul Raposos e Nova Lima, na região leste município de Caeté, ao norte o município de Taquaraçu de Minas e aoeste com os municípios de Santa Luzia e Belo Horizonte.

Possui uma extensão de aproximadamente 305 quilômetros quadrados, Sabará possui além das áreas urbanas da sede da cidade, diversas áreas consideradas bairros, entre eles: Roças Grandes, Paciência, Campo Santo Antônio e General Carneiro. O município contem ainda os distritos de Carvalho de Brito, Mestre Caetano e Ravena.

A variaçãoaltimétrica no município encontra-se entre 690m às margens do Rio das Velhas e 1710m no extremo leste da Serra da Piedade, divisa com Caeté.

Sua localização é determinada pelas coordenadas geográficas de 19º53'06'' de latitude sul e 43º48'01'' de longitude oeste.

Sabará registra em média 1.491mm de chuva durante o ano.


2.1 Aspectos físicos


O município de Sabará é formado por cadeiasmontanhosas, com grandes rupturas de declive e vales em superfícies encaixadas. O relevo é mais suave na porção norte (distrito de Ravena) e porção Sudoeste (fronteira com Belo Horizonte) que favorece a ocupação urbana.

A cobertura vegetal do município se caracteriza pela transição de Mata Atlântica para o cerrado. As formações arbustivas fazem parte da chamada mata secundária, são compostas deárvores de médio porte que compreendem os vales encaixados no trajeto do Rio das Velhas.

As formações arbóreas, que fazem parte da formação do cerrado ocupam principalmente as encostas recobertas por vegetação típica da região denominada de canga. O cerrado é uma vegetação individualizada por pequenas árvores espaçadas e tortuosas, distribuída por estratos.

O território de Sabará desfrutaainda de uma hidrologia rica, faz parte da Bacia do Rio das Velhas. Observa-se que o processo de ocupação no município, que data do ciclo do ouro, se deu a princípio ao longo dos cursos d’água. Além do Rio das Velhas, destaca-se o Ribeirão Sabará, que teve um importante papel histórico no processo de povoamento e o Ribeirão Vermelho, que corta a parte mais a norte do município.


3 PLUVIOMÊTRO1 CAMPO SANTO ANTÔNIO


O pluviômetro 1, localizado na rua Américo Ferreira Passos, número 446, bairro Campo Santo Antonio, tendo como Latitude: 19º 53’ 25,75“ S e Longitude: 43º 47’ 55,57” O com 756 metros de elevação. É uma área urbanizada com média declividade, pouca presença de vegetação de médio porte, sem proximidade à curso d’ água e foi instalado em área aberta.

Foto 1:...
tracking img