Indice de umidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. Introdução 2

2. Fundamentação Teórica 3

3. Materiais e Métodos 4

4. Resultados 6

5. Considerações Finais 9

6. Referências 10








































Introdução



Este relatório tem por objetivo a descrição de todas as etapas realizadas na aula prática proposta pela disciplina de Mecânicados Solos para a determinação do índice físico denominado de umidade do solo (w), para que possamos descobrir as diversas condições que um solo pode nos apresentar, e as características físicas em que ele se encontra. A umidade do solo é determinada pela relação entre a massa de água (Mw) e a massa de sólidos(Ms) presentes em determinada amostra: w= Mw/Ms  sendo obtida em porcentagem. A aula prática foi realizada no dia 05 de abril de 2011, no laboratório de Mecânica dos Solos do IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, sob orientação da professora Carina.








































Fundamentação Teórica



O solo é um sistema polifásico. Para ser mais exatoele é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é porosa, ou seja, possui espaços vazios. Estes vazios são preenchidos por líquido e/ou gás. Isso significa que o volume de vazios é igual ao volume ocupado pela água e pelo ar.

O solo, no que se refere às partículas que o constituem, permanece o mesmo, mas seu estado se altera. As diversas propriedades do solodependem do estado em que se encontra. Quando diminui o volume de vazios, por exemplo, a resistência aumenta.

Para identificar o estado do solo, empregam-se índices que correlacionam os pesos e os volumes das três fases. Estes índices são os seguintes: umidade, índice de vazios, porosidade, grau de saturação, peso específico dos sólidos, peso específico e peso específico seco.Para calcular a umidade de um solo é feita a relação entre o peso da água e o peso dos sólidos. É expresso pela letra W. Para sua determinação, pesa-se o solo no seu estado natural, seca-se em estufa a 105°C até constância e peso e pesa-se novamente. Tendo-se o peso das duas fases, a umidade é calculada. É a operação mais freqüente em um laboratório de solos. Os teores de umidade dependem dotipo de solo e situam-se geralmente entre 10 e 40%, podendo ocorrer valores muito baixos, ou seja, solos secos, ou muito altos (150% ou mais).





















Materiais e Métodos



Para realização da prática de determinação da umidade do solo, foram utilizados:

✓ Solo

✓ Água

✓ Almofariz✓ Mão de Gral

✓ Cápsulas de Alumínio

✓ Espátula

✓ Recipiente plástico

✓ Proveta graduada

✓ Balança de Precisão

✓ Estufa




Inicialmente foi necessário separar uma porção de um solo que já havia sido previamente coletado no campo e encontrava-se armazenado em grandequantidade no laboratório, essa porção foi então colocada no almofariz para ser destorroada com auxílio da mão de gral, após verificar que o solo já estava bastante disperso e sem torrões, fazendo-se uso de uma espátula e de um recipiente, pesou-se 100 gramas do solo na balança de precisão. Na proveta graduada mediu-se 12,5 ml de água que foram adicionadas gradativamente nas 100 gramas do solo e comauxílio da espátula fez-se a homogeneização. Foram utilizadas duas cápsulas de alumínio com tampa que foram numeradas e tiveram suas massas determinadas, posteriormente extraiu-se da porção de 100 gramas do solo úmido duas amostras que foram colocadas em ambas as cápsulas e pesadas novamente, possibilitando assim a determinação da massa úmida, em seguida as amostras foram levadas para a estufa...
tracking img