Empregabilidade e empresabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1.6 DIFERENÇA ENTRE OS CONCEITOS DE EMPREGABILIDADE E EMPRESABILIDADE.
EMPREGABILIDADE: a busca constante do desenvolvimento de competências, para buscar ou manter um emprego atrativo.
EMPRESABILIDADE: é geralmente entendida como a capacidade das empresas de desenvolver e utilizar as competências intelectuais e técnicas de seus membros, para sustentar um posicionamento diferenciado nomercado.
Empregabilidade
INTRODUÇÃO
O tema proposto surgiu a partir de uma exigência do mercado atual pela busca de profissionais cada vez mais competentes, atualizados e preparados para atuar nas organizações.
A empregabilidade está relacionada a qualquer modalidade de trabalho, seja na montagem do próprio negócio ou na prestação de serviços como empregado de uma pequena, média ou grande empresa. Épreciso estar respaldado em raízes fortes que promovam o crescimento e a transformação profissional.
O atual contexto exige profissionais cada vez mais preparados e conscientes de sua atuação. O termo empregabilidade traz elementos essenciais para se pensar em todo e qualquer profissional, pois exige capacidade e adequação do profissional ao mercado de trabalho.
O desenvolvimento de competênciase habilidades torna-se uma premissa para o ingresso de profissionais em um mercado tão competitivo e veloz. A sociedade contemporânea e os avanços tecnológicos contribuem para a visão e atenção a esse novo olhar voltado para a empregabilidade.
O termo empregabilidade baseia-se na recente nomenclatura dada à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Quanto mais adaptado oprofissional, maior sua empregabilidade. Entende-se por empregabilidade a busca constante do desenvolvimento de habilidades e competências agregadas por meio do conhecimento específico e pela multifuncionalidade, as quais tornam o profissional apto à obtenção de trabalho dentro ou fora da empresa. O termo surgiu na última década, pela necessidade dos trabalhadores de adquirir novos conhecimentos queos habilitassem a acompanhar as mudanças no mercado de trabalho.
CAPÍTULO I DEFINIÇÕES DE EMPREGABILIDADE
O termo surgiu na última década e pode ser definido como a qualidade que possui a pessoa que está adequada com as exigências do mercado de trabalho. Em outras palavras, quanto mais suas habilidades se aproximarem do perfil profissional exigido pelos novos tempos, maiores serão as chances nomercado de trabalho; ou seja, maior será sua empregabilidade.
A empregabilidade vem gerando polêmicas, inspirando congressos, servindo de justificativa à criação das políticas públicas de emprego norteando políticas de emprego, norteando políticas educacionais e, por tudo isso, vêm convocando os pesquisadores das diversas áreas a se debruçarem sobre o tema.
Segundo Eneida Oto Shiroma, doutoraem educação formada pela UNICAMP, o objetivo desta comunicação, estruturada em duas partes, é procurar contribuir com a discussão da empregabilidade no âmbito da reforma da Educação Profissional. A primeira introduz o tema apresentando algumas definições, a origem do conceito de empregabilidade, para depois situar seu papel nas premissas da Política de Educação Profissional. Na segunda parte,pretende discutir as razões pelas quais o discurso da Empregabilidade foi convocado a substituir o da Qualidade Total e da Competitividade tão presentes na primeira metade desta década.
Conforme Chiavenato, a empregabilidade surgiu devido o alto índice de desemprego. Ela provém, portanto, da diferença entre a velocidade das mudanças tecnológicas, as quais exigem do indivíduo novos conhecimentos ehabilidades e a velocidade da reaprendizagem.
A empregabilidade exige do profissional a busca constante pelo aprimoramento de seus conhecimentos, sendo esta uma exigência fundamental para se inserir no mercado de trabalho.
Na literatura econômica e análises estatísticas, a empregabilidade diz respeito à passagem da situação de desemprego para e de emprego, ou seja, é definida como probabilidade de...
tracking img