Tcc - maxwellbohr

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 86 (21334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TUTORIAL Esteira Separadora de Grãos
Autores: Carlos Magno Feitosa da Silva, Leandro Borini Lone, Luís Fernando Patsko

Nível: Avançado Criação: 24/10/2006 Última versão: 19/12/2006

PdP
Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br

http://www.automato.com.br atendimento@automato.com.br

1 − Introdução
Num ambiente industrialmoderno, a automatização já é realizada em larga escala. Podemos encontrar nas linhas de produção diversos robôs e máquinas, cujo funcionamento é autônomo, destinados ao transporte e a produção. A utilização desses equipamentos nas linhas de produção substitui a mão-de-obra humana em operações repetitivas ou perigosas, além de ocasionar uma maior agilidade e produtividade. Um exemplo da aplicação dessatecnologia é encontrado nas agroindústrias, onde é necessário um meio para o transporte e seleção de matéria-prima.

O projeto a ser criado a partir desse tutorial é uma esteira separadora de grãos, e tem como finalidade mostrar como os conhecimentos de Mecatrônica podem ser aplicados num projeto prático, que englobe boa parte dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Um fator importanteque não pode ser negligenciado durante a montagem é a segurança. É indispensável o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) tais como luvas, óculos de proteção, jaleco, etc. Também é essencial tomar cuidados básicos para a prevenção de acidentes, especialmente durante a manipulação de produtos químicos e ferramentas. Por pura falta de atenção ou excesso de confiança, podem ser causadosacidentes graves. E, além disso, os problemas decorrentes da postura inadequada e da repetição excessiva de movimentos são vários e é muito simples tomar providências para evitá-los. Não é difícil se conscientizar e realizar pequenas ações que podem prevenir muitos acidentes.

1

2 − Funcionamento

Figura 1: Imagem da esteira separadora de grãos completamente montada. 1-Esteira principal.2-Alimentador de grãos. 3-Separador de grãos. 4-Esteira transportadora de grãos pequenos. 5-Balança de grãos pequenos. 6-Esteira transportadora de grãos grandes. 7-Balança de grãos grandes. 8-MEC1000. 9-Fonte de alimentação.

O projeto descrito ao longo desse tutorial é uma esteira separadora de grãos, que é conectada a um Kit e pode ser controlada por um programa rodando num computador. Suacomposição é: esteira principal com alimentador e separador, duas esteiras secundárias para o transporte dos grãos já separados e duas balanças com prato giratório. Esse equipamento funciona da seguinte forma: os grãos misturados são acrescentados no alimentador e caem na esteira principal, devido à vibração causada por um motor com um peso desbalanceado, sendo então conduzidos ao separador. Noseparador, os grãos pequenos passam por fendas cuja largura é pouco maior que eles e vão para uma esteira, enquanto que os grandes são conduzidos à outra esteira. O separador também possui um sistema de vibração responsável por fazer com que os grãos sejam capazes de cair nas esteiras, caso contrário, eles permaneceriam no separador. Os grãos, já devidamente separados em cada esteira, são então conduzidosàs balanças, onde há um sensor de peso, cuja resposta é monitorada pelo Kit. Quando o peso dos grãos acumulados no pote de pesagem atinge um valor limite, definido pelo usuário no programa de controle, o Kit faz com que as esteiras parem de se mover e liga o servo-motor do prato giratório, disponibilizando um pote para receber grãos. Os grãos são despejados e então as esteiras são religadas. 2 O funcionamento da esteira é controlado por um programa que será desenvolvido nesse tutorial. Esse programa possui toda a lógica necessária para que o Kit leia os sinais dos sensores presentes na esteira e atue no funcionamento dos motores, fazendo com que cada componente seja acionado no momento exato, proporcionando assim uma relação perfeita do Kit com o equipamento. O controle da esteira é...
tracking img