Indicadores de clima etico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

INDICADORES DE CLIMA ÉTICO NAS EMPRESAS

Recife
Novembro de 2011
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

INDICADORES DE CLIMA ÉTICO NAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico apresentado no curso de administração da Universidade Católica de Pernambuco com objetivo de avaliação para o 2° GQ do 2°período do curso de administração do ano de 2011.

Recife
Novembro de 2011
Sumário

1. INTRODUÇÃO: O MODELO DE NAVRAN 4
2. INDICADORES DE CLIMA ÉTICO: 5
2.1 INDICADOR 1: SISTEMAS FORMAIS. 5
2.2 INDICADOR 2: MENSURAÇÃO. 6
2.3 INDICADOR 3: LIDERANÇA. 7
2.4 INDICADOR 4: NEGOCIAÇÃO. 9
2.5 INDICADOR 5: EXPECTATIVA. 10
2.6 INDICADOR 6: CONSISTÊNCIA. 10
2.7 INDICADOR 7:CHAVE PARA O SUCESSO. 10
2.8 INDICADOR 8: SERVIÇO AO CLIENTE. 11
2.9 INDICADOR 9: COMUNICAÇÃO. 12
2.10 INDICADOR 10: INFLUÊNCIA DOS PARES: 13
2.11 INDICADOR 11: CONSCIÊNCIA ÉTICA. 14
3. UTILIZANDO OS INDICADORES NUMA EMPRESA 15
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS. 16
REFERÊNCIAS: 17
ESTUDO DE CASO 18

1. INTRODUÇÃO: O MODELO DE NAVRAN

Frank J. Navran é o fundador e principalconsultor da Navran Associates- uma consultoria de ética e liderança que conquistou a reputação de inovadores e eficazes sistemas de consultoria de ética, treinamento e gestão a partir de 1986.
Navran Associates foi suspenso em 1996, quando Frank Navran optou por aderir ao centro de recurso de ética como seu consultor líder e treinador-uma posição que ocupou durante 10 anos.
De um modo geral, os modelosparecem ter-se prendido mais à responsabilidade social das empresas, ou seja, à satisfação dos interesses de suas partes externas: acionistas e sociedade em geral.
O principio básico do modelo de Navran é o da compreensão. A pessoa, individualmente, e a organização são mais eficientes quando ha compreensão entre os valores e a crença a respeito de como o trabalho deve ser feito e as expectativase exigência da organização em relação ao sucesso. O conjunto de expectativas percebidas e exigida é denominado de clima ético.
Para ajudar a descrever a percepção dos funcionários a respeito do clima ético de uma organização, há cerca de 20 anos, Frank Navran desenvolveu e testou, embora não chegasse a publicar um instrumento de mensurarão do clima ético que possibilitasse:

• Esclarecer osdirigentes de uma organização a respeito das suas equipes, de seus departamentos ou de outros grupos da empresa;
• Levantar resultados de consistência ética dentro de dez dimensões do clima ético;
• Identificar opções de resposta da empresa, na busca por melhor consistência ética.

2. INDICADORES DE CLIMA ÉTICO:

3.1 INDICADOR 1: SISTEMAS FORMAIS.

Para Frank Navran, os sistemasformais da organização correspondem aos métodos, às políticas e aos procedimentos que claramente identificam qual é o negócio, quando, como, onde e por que ele se realiza. Quando os sistemas formais contêm um direcionamento ético claro, os funcionários têm uma compreensão correta das expectativas e exigências. Quando esses sistemas não são claros ou quando a mensagem ética varia entre ossistemas, os indivíduos buscam outro ponto de referência para uma orientação definitiva, uma dimensão tipicamente de liderança. Quando os sistemas não se referem à questão ética, a mensagem é que não existe um padrão ético. Isso deixa os funcionários totalmente dependentes de seus valores pessoais e do comportamento observável dos outros.
A compreensão dos empregados das expectativas e exigências emrelação ao seu trabalho e ao comportamento está diretamente ligada ao direcionamento ético e à clareza destes sistemas. Algumas organizações criam manuais de ética e outras criam áreas específicas para supervisionar as ações e condutas dos empregados.

3.2 INDICADOR 2: MENSURAÇÃO.

O que medir? Por que medir? Como medir? Certamente estas são questões bastante presentes na realidade...
tracking img