Incoterms

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – FACC
Disciplinas: Administração da Produção e Administração de Compras e Materiais
Professor Synval de Sant’Anna Reis Neto






Incoterms: negociações entre importadores e exportadores.














Anna Letícia Lobo Rohrs | DRE 108008697

Introdução
Os Incoterms(International Commercial Terms ou Termos Internacionais de Comércio) são utilizados para pré definir, simplificar e agilizar acordos no comércio internacional. Tratam-se de termos que definem as obrigações e responsabilidades recíprocas do vendedor (exportador) e do comprador (importador), determinando práticas e regras neutras, através de um conjunto padrão de definições.
A Câmara Internacional doComércio (CCI), em 1936, definiu regras para administrar conflitos sobre os custos de transferência, as despesas decorrentes de transações financeiras e a responsabilidade sobre perdas e danos das mercadorias negociadas entre vendedor e comprador e interpretações ambíguas nas diversas formas de contratos praticados no comércio internacional. Assim foram criados os Incoterms, que são facultativos eatingem âmbito internacional.
As regras dos Incoterms são revistas periodicamente, à medida que se faz necessário devido ao aperfeiçoamento dos processos logísticos e comerciais ocasionados pelos avanços tecnológicos, entre outros motivos. O mais recente conjunto de regras, atualizadas e modificadas, é chamado de Incoterms 2010.


Revisões
Inicialmente, os Incoterms foram utilizados apenas nostransportes marítimos e terrestres. Passaram por duas revisões (em 1953 e 1967) antes de envolverem as negociações internacionais que utilizam transporte aéreo, a partir de 1976. Duas novas versões, relacionadas ao sistema intermodal de transporte que utiliza o processo de unitização da carga, foram criadas em 1980. Na década de 90, com a criação de mais um termo devido ao intercâmbio informatizadode dados, os Incoterms passaram a conter treze termos.
Considerando o crescimento das zonas de livre comércio, as mudanças nas práticas relativas ao transporte de mercadorias e o aumento das comunicações eletrônicas em transações comerciais, foi criada uma nova versão conhecida como Incoterms 2000, tornando mais simples e mais clara a visão dos 13 termos.
Em 01 de janeiro de 2011, passaram a serutilizados os Incoterms 2010, com atualizações ajustando os termos às novas práticas de mercado e determinando distribuição dos custos, local de entrega da mercadoria importada, responsabilidade sobre o risco do transporte e sobre os direitos aduaneiros. Todas as propostas e contratos internacionais devem ter expressão “Incoterms 2010”, com exceção de contratos de transporte e de seguro.Desapareceram quatro termos e entraram dois novos, totalizando 11 termos.


Classificação e Modalidades
Os Incoterms são representados por siglas. Todas as suas regras são parciais e uniformes, devendo servir para a negociação no comércio internacional. Sua classificação obedece uma ordem crescente nas obrigações do vendedor.
Segundo o site do Banco do Brasil, em 2000, os Incoterms tinham a seguinteclassificação:
“As vendas referidas no grupo acima compreendem as que são efetuadas na partida e na chegada. As vendas na partida, caso dos grupos E, F e C, deixam os riscos do transporte a cargo do comprador. No caso de vendas na chegada, os riscos serão de responsabilidade do vendedor no caso dos termos do grupo D, exceto o DAF. No caso do DAF - Delivery At Frontier - entregue na fronteira, ovendedor assume os riscos até a fronteira citada no contrato e o comprador, a partir dela.

Os termos do grupo C merecem atenção para evitar confusões. Por exemplo, se o contrato de transporte internacional ou o seguro for contratado pelo vendedor não implica que os riscos totais do transporte principal caibam a ele.

A CCI seleciona como próprios ao transporte marítimo, fluvial ou...
tracking img