Sistema tegumentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Tegumentar

Introdução
Este trabalho é o resultado de referências bibliográficas e entrevistas sobre o SISTEMA TEGUMENTAR , considerado o maior órgão do corpo e seus anexos; será abordado a constituição desse tecido e as doenças que acometem.
Seu objetivo principal é mostrar ao aluno de Enfermagem que a anatomia do corpo humano é essencial a sua formação, que para saber diagnosticar etratar uma doença primeiramente e faz necessário conhecer os órgãos e seus funcionamentos.

Desenvolvimento
O Sistema Tegumentar é o conjunto de pele ou cútis e seus anexos (pêlos, unhas e glândulas). É impermeável e tem como principal função a proteção do corpo humano em relação ao meio ambiente.
Ordem de Espessura da Pele
Couro cabeludo > região plantar > orelha > pálpebras >prepúcio > pequenos lábios.
A Elasticidade da pele é grande, mas à medida que a idade avança, a mesma vai gradativamente perdendo sua elasticidade.
A pele não é lisa, haja vista que apresenta saliências e reentrâncias. Existem saliências permanentes e temporárias assim como reentrâncias permanentes e temporárias.
Papilas dérmicas: saliências (impressões digitais)
Sulcos interpapilares:localizados entre as papilas dérmicas
Funções da Pele
As numerosas funções da pele podem ser sumariadas como segue:
* Proteção: A superfície maleável do corpo põe-se entre seus tecidos e o ambiente. Sua estrutura e constante renovação tornam a pele resistente aos contatos comuns. Sua mobilidade amortece ou desvia forças externas incidentes, mas pode ser rota ou lacerada por fortes golpes, rombosou objetos agudos. O aumento de pigmentação (bronzeamento) cutânea protege contra excessiva exposição aos raios ultravioletas da luz solar.
* Barreira Ambiental: A pele é impermeável à entrada de água no corpo. Também resiste à penetração de partículas e de numerosos, mas não todos, micróbios.
* Retenção de Líquido: O meio líquido interno de tecidos e células é preservado pela pele, queevita a dissipação deste líquido.
* Sensibilidade: A participação da pele na percepção sensitiva das mudanças ambientais.
* Termo-regulação do Corpo: Uma temperatura interna constante é essencial à função e a saúde. O corpo deve ajustar-se a flutuações da temperatura ambiental e ao calor produzido por seu próprio metabolismo. O ajuste é feito pela regulação da dissipação de calor pelasuperfície corporal, isto é, radiação de calor do sangue para o ambiente. Quando necessária a perda de calor, dilatam-se as arteríolas, aumentando o fluxo sangüíneo na extensa rede capilar da derma. Se necessária a conservação de calor, grandes extensões do leito capilar superficial podem ser excluídas da circulação, por desvio de sangue através de camada externa. Perdas maiores de calor do corpo podemefetuar-se através da sudorese. O fluxo de suor na superfície cutânea e sua evaporação resultam em intensa eliminação de calor.
* Permeabilidade Seletiva de H2O: A pele e os rins são responsáveis pela regulação do líquido corporal. A queratina que se encontra no extrato córneo impede parcialmente que a água penetre na pele (absorvendo normalmente poucas quantidades de água, ou através deprodutos químicos). A pele realiza seleção de substâncias que são absorvidas por ela, ou podemos induzir a pele a absorção de produtos através da Eletroterapia.
* Proteção de Raios UVB e UVA: Temos em nosso corpo células chamadas de Melanócitos que produz melanina. A pele ao receber raios solares UVB e UVA estimulam os Melanócitos que produzem a melanina que é um protetor natural (filtro) da pele,possibilitando a forma seletiva e gradativa da radiação solar.
* Impacto Mecânico: Ajuda a amortecer os impactos externos do corpo.
* Sensorial: Parte sensorial da pele recebe os sinais externos através dos sensores corporal que transformam este estímulo em P.A que irá pela medula espinhal até o SNC, que processa e retorna com uma resposta, podendo assim nos moldar conforme o estímulo;...
tracking img