Inclusao digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Quais foram as mudanças ocorridas na forma de trabalho no decorrer da Pré-História em seus três períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais?

2. Analise a contribuição dos egípcios para o campo da economia, política, ciência, cultura e religião e faça uma síntese com suas próprias palavras.

3. Qual era a proposta e os objetivos educativosdos atenienses e dos espartanos?

4. Localize no texto as principais heranças deixadas pelos romanos à nossa cultura e registre.

5. Compare a política romana do “Pão e Circo” com nossa política e cultura atuais e suas intencionalidades.


 Questões para saber mais e para os exames
Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aosvídeos indicados.

1. Reflita sobre a concepção de cidadania ateniense no período da Grécia Antiga e o conceito brasileiro de cidadania atual. Registre suas impressões.

2. Liste as principais características da cultura romana antiga nos períodos monárquico e republicano.

3. Compare a queda do império romano com a decadência de nossa sociedade atual. De que forma os governantes podemcontribuir para a invasão de “bárbaros” em nosso meio?

4. Faça uma pesquisa sobre a pólis (as cidades-estados gregas) e anote suas principais características.

5. Pesquise sobre a filosofia da Grécia antiga e seu conceito de sabedoria.

6. Quais as principais premissas da doutrina cristã e os aspectos em que conflitavam com a autoridade do imperador romano?

7. Escreva um resumo sobre o fim doImpério Romano do Ocidente e suas causas.

8. Realize uma pesquisa sobre a cidade de Constantinopla e sua relação com o fim da Idade Antiga.



cUNIDADE 2

HISTÓRIA MEDIEVAL

O Império Bizantino teve a fusão de valores Greco-romanos e ocidentais. Defendiam o cristianismo, em Constantinopla realizaram-se os primeiros consílios responsáveis a regularizarem os dogmas da greja católica elesnão aceitavam imagens nas igrejas já a parte ocidental queria as imagens.No Império Bizantino eles retomaram as terras do Ocidente, retomando a Penínsola Itálica.
2. Faça uma síntese do processo de expansão árabe no período medieval.
O Islã era um Império teocrático ou seja o chefe religioso exercia também funções políticas.Eles queriam expandir o Islã cumprindo o preceito da Guerra Santa.Elesconseguiram dominar as regiões da Siria, Iraque,Egito e Irã. Capital passou a ser Damasco e no século seguinte Bagdá.O avanço árabe foi detido em 732 pelos francos, comandados por Carlos Martel na batalha dos Poltiers.Com as guerras seguintes eles tiveram numerosas divisões,embora a língua e a religiãotenham sido asua preservação cultural e religiosa entre os povos árabes.
3. Descreva o que foi ecomo funcionou o Império Carolíngio.
Carlos Magno foi o imperador deste Império, pai havia se proclamado rei dos francos (Rei Pepino , pai de Carlos Magno).Pepino selou aliança comaigreja guardiã da cultura e da ordem naquele momento.
4. Conceitue feudalismo, destacando suas principais características.
Feudalismo , com a queda do Império Romano as pessoas que fugiam das cidades abrigavam-senas propriedades dos grandes senhores criando-seassimo Sistema Feudal uma forma de organização econômica social,política e cultural isso no sécullo V se firmando no século xii na Europa.A sociedade medievalconsistia em primeiro lugar o CLERO que cuidava da fé cristã, a segunda os SENHORES FEUDAIS responsáveis pela segurança e pela guerra, aterceira era constituída pelos SERVOS que trabalhavam parao sustento da população dos feudos.Características:Produção auto-suficiente,sociedade estamental,poder político local.No feudalismoqum tinha o poder era oSenhor Feudal ,Relações servis uniam os camponeses ao proprietário da terra ,a posse da terra era dada aos nobres mediante sua riqueza ,o poder político era exercido pelos sehores feudais, a igreja tinha o domínio da cultura , a maioria pobre...
tracking img