Slide da escola mais antiga da região

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 HISTORICO DA INSTITUIÇÃO 4
2.2 A ENTREVISTA 4

2.3 ARELEVÂNCIA DAS ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES .........................................6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

ANEXOS 9
ANEXO A – FOTOS DA INSTITUIÇÃO.....................................................................10
ANEXO B – FOTOS DOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ESCOLA.............................14


INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é mostrar o papel que ainstituição Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I teve nesses longos anos de ensino, as mudanças existentes nas práticas do cotidiano escolar com atividades nas diferentes disciplinas, em ambientes que transpõe a sala de aula, sem perder o foco a aprendizagem, as ações dos professores, do corpo administrativo, dos alunos e do Estado para transformar a instituição no queela é hoje, uma formadora de profissionais.









DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTORICO DA INSTITUIÇÃO

O Ginásio de Itaberaba fundado em 1953, mantido inicialmente pela Cooperativa Cultural de Itaberaba, ate a estadualização ocorrida em 1970, mantendo o curso ginasial, logo em seguida incluiu formação para o magistério, contabilidade e enfermagem. Passou por grandes transformações,sem perder o foco que era a formação profissional e recebeu atualmente o nome de Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I (Antigo Colégio Estadual de Itaberaba), oferece os cursos de Informática, Enfermagem, Agricultura, Eletrotécnica e Normal (magistério).

Além dos cursos técnicos de extrema importância, pois é o único colégio publico da cidade que oferece cursostécnicos profissionalizantes, a escola promove eventos que mobiliza os profissionais da instituição, os alunos e a comunidade:

FANCEI (fanfarra) - prevê o desenvolvimento de várias formas de participação e integração onde o Jovem será possibilitado de exercer sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a autodisciplina e a solidariedade.

BRASIL PLURAL - iniciado no ano de 2009, que tem comoobjetivo resgatar, compreender e valorizar as diferentes manifestações culturais de etnias e segmentos sociais, agindo de modo a preservar o direito à diversidade, como uma forma refletira a identidade da nação brasileira.


2. 2 ENTREVISTA


A Coordenadora Pedagógica Irandí do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu I (Antigo Colégio Estadual de Itaberaba), concedeuentrevista a equipe para explicar como ocorre o processo de ensino técnico, os desafios dos profissionais na sala de aula, as atividades externas, a importância da instituição na formação de cidadãos éticos, entre outros:


1- QUAIS AS PRINCIPAIS MUDANÇAS QUE OCORRERAM EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS ESCOLARES?
R: Hoje os conteúdos precisam ter uma contextualização com a realidade, ou seja, deve-setrabalhar de forma reflexiva e que traga sentido para o aluno.

2- TIPOS DE DISCIPLINAS E RESPECTIVAS MUDANÇAS?
R: As mudanças estão relacionadas na carga horária se tem uma maior ou menor, a depender do curso, estando sempre trelada a um eixo temático.

3- CURRICULO DE CADA SERIE EXISTENTES NO COLEGIO?
R: Não respondeu. A mesma não compreendeu a questão, pois existem currículos ematriz curricular.

4- QUAL O TEMPO DE PERMANECIA DOS ALUNOS NO COLEGIO (ANUAL E DIARIO)?
R: São duzentos dias letivos, cinco horas por dia. Carga horária total - varia de quatro mil seiscentos e oitenta a quatro mil e novecentas horas.

5- HOUVE MUDANÇAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?
R: Sim. No processo de ensino e aprendizagem atual tem que ter uma formação técnica, humana e...
tracking img