Inclusão e integração sociaç

1599 palavras 7 páginas
INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO: IDÉIAS QUE SE COMPLETAM.

MACEDO, Hadassa Raquel.
Acadêmico do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Hermínio Ometto –
UNIARARAS, Araras, SP, Brasil.
*e-mail: 57218@csnfs.uniararas.br
Professor Orientador do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Hermínio Ometto –
UNIARARAS, Araras, SP, Brasil.
*e-mail: claudiaguilherme@uniararas.br

RESUMO
Este presente artigo demonstra algumas idéias e reflexões sobre a teoria e a pratica da inclusão e integração dos indivíduos na escola. As concepções sobre o significado dos termos inclusão e/ou integração escolar são diversas. Este texto procura demonstrar, por meio de analise simples, que a inclusão e a integração são ligadas, recíprocas e interdependentes. O artigo apresenta ainda uma visão particular da pratica de alguns professores da rede publica do Ensino Fundamental e propõe uma reflexão sobre o que se “prega” e o que se faz. Para incluir e integrar a todos os alunos no processo de ensino/ aprendizagem.

Palavras chave: Inclusão. Integração. Educação.

Introdução
A temática da inclusão passou a ser objeto de estudo após a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Com base na Declaração da ONU, países do mundo inteiro formularam leis educacionais para inclusão de pessoas na rede regular de ensino, especialmente, portadores de alguma deficiência física, psicológica, ou intelectual.
No Brasil, a Constituição Federal (1988), considera a educação como direito de todo o cidadão e adota como principio educacional a igualdade de condições e a garantia de acesso e permanência na escola.
No entanto, observa-se que a prática educativa não condiz com a legislação vigente no país. Essa discordância entre a letra e a ação está interligada às diferentes formas de pensar e agir dos agentes educacionais e aos fatores administrativos e estruturais dos sistemas de ensino que possibilitam ou impedem a inclusão e/ou a integração dos alunos na escola.
Estudos sobre o tema

Relacionados

  • GUSM O Paulo Dourado De Introdu O Ao Estudo Do Direito
    175199 palavras | 701 páginas
  • Direito
    177839 palavras | 712 páginas
  • Pluralismo Jurídico Antropológico
    186515 palavras | 747 páginas