Incentivos e recompensas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Congregação de Santa Dorotéia do Brasil
Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE
Diretoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa












RECOMPENSA E INCENTIVO ÀS PESSOAS




















2012











INTRODUÇÃO


O presente trabalho apresenta informações voltadas à gestão de pessoas no que se refere aadministração da rotina de recompensa e incentivo nas organizações. As informações contidas têm o objetivo de desenvolver reflexões e programas que venham a contribuir com um ambiente de trabalho mais agradável e motivador aos colaboradores nas organizações e como conseqüência resultem em melhores resultados tanto as empresas quanto as pessoas envolvidas nos processo empresarial.RECOMPENSA E INCENTIVO ÀS PESSOAS


No contexto atual, é um grande desafio para as organizações aumentar a produtividade e alcançar a máxima eficiência e a satisfação do operário, pois é preciso ser flexível quando se trata de seres humanos.
Segundo Chiavenato (2004), a administração científica basea-se na concepção do homo economicus, no qual ohomem é motivado somente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e materiais do trabalho. Mayo, Citado por Chiavenato (2004, p116) propôs uma nova teoria de motivação. “O ser humano é motivado, não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas”
A motivação vem de dentro de cada indivíduo, ninguém senão ele próprio pode motivar-se. A motivação surgede uma necessidade que motiva o indivíduo a satisfazê-la. Alguns pesquisadores pressupõem que o comportamento humano possa ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas ou punições disponíveis no meio ambiente, isto é chamado de reforçadores de comportamento, quando são administrados prêmios, é reforço positivo.
A pessoa motivada a ter certocomportamento para satisfazer suas necessidades pessoais está relacionada com a personalidade do ser humano e com o seu desenvolvimento mental, emocional, profissional e social que incita as pessoas a se superarem e persistirem nos objetivos de visão (LOPES, 1980). Sendo assim, os gerentes não motivam as pessoas, mas criam ambientes em que seus membros se motivem mutuamente (CERTO, 2003)INCENTIVO

É uma ação planejada e orientada para motivar todo e qualquer segmento produtivo da empresa, oferecendo recompensa e prêmios fortemente desejados por meio de uma campanha criativa e com alto poder de penetração, oferecendo prêmios diferenciados e efetivamente cobiçados por seus participantes e que serão entregues aos profissionais que mais se destacarem no alcance das metas estipuladas.Os incentivos, em particular, podem causar conseqüências negativas na motivação das pessoas se usados de maneira errada. Exemplo:

Imagine a lavanderia de um hotel, onde exista um monitor fixado na parede, que mostra a produção de cada funcionário, comparada com a dos demais. Os funcionários estão listados por nome, e todos podem ver quem é o mais rápido em enfiar lençóis, fronhas e toalhas nasmáquinas de lavar. Talvez a intenção desse controle tenha sido criar uma competição saudável entre os trabalhadores para que eles esforçassem-se em ocupar os primeiros lugares na lista. Mas isso acabou criando um clima péssimo e fez com que todos achassem, com razoável dose de razão, que o patrão não ficaria exatamente contente com aqueles que mostrassem ritmo inferior ao dos líderes da“corrida”. Notou-se que alguns já não utilizavam as pausas para ir ao banheiro para depois não terem que ficar se explicando ao supervisor. Todos estavam com pena de uma moça grávida, que não conseguia acompanhar o passo da maioria (*).

Para que os incentivos não tragam resultados contrários, alguns cuidados devem ser tomados:
• Estabelecer metas e expectativas razoáveis – a competição pode ser um...
tracking img