Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
F.T.C Faculdade de Tecnologia e Ciência
Disciplina: Psicologia da Educação
Curso: Licenciatura em Biologia
Data: 01/02/2007
Aluno: Carmesilda Carneiro Maciel, João Bruno Cedraz Ramos e Letícia Leão de Oliveira


Uma visão psicológica da aprendizagem humana


A psicologia, em sua amplitude de campos de estudo, acaba por especializar-se no âmbito que concentraseus interesses, e assim, temos a Psicologia do Desenvolvimento e a Psicologia cientifica que se ocupa de estudar o desenvolvimento e a Psicologia cientifica que se ocupa de estudar o desenvolvimento humano e suas mudanças psicológicas.
A educação recebe contribuições de diversas áreas de saber humano, e a psicologia da educação, acaba também por valer-se do conhecimento construídopor toda e qualquer área de conhecimento sobre o homem, inclusive as especialidades da psicologia, que possam contribuir para uma maior e melhor compreensão acerca do mesmo , de modo a que suas ações e intervenções sejam mais eficientes na solução dos problemas com que se defronta.
O termo desenvolvimento, em psicologia no sentido mais amplo, faz referencia às mudanças que ocorrem noser vivo (humano ou animal) entre o nascimento e a morte, de modo ordenado e que se mantém por um período de tempo razoavelmente longo e que ainda resultam em comportamentos mais adaptativos, organizados, complexos e eficazes no sentido da sobrevivência do individuo.
A psicologia do desenvolvimento estuda o ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual,afetivo-emocional e social, do nascimento a vida adulta onde supõe-se que tenha atingido a maturidade e a estabilidade.
As mudanças de desenvolvimento ocorrem o tempo todo, apesar de já se saber, pelos estudos realizados, que o individuo humano apresenta o que se entende por consistência básica na personalidade e no comportamento.
A psicologia Desenvolvimentista, enquanto ciência,tem como objetivos descrever, explicar, prever e modificar o comportamento humano.
O estudo desenvolvimentista realizados na sociedade ocidental evidenciaram que o desenvolvimento humano é complexo e ocorre desde o nascimento até a morte do sujeito, e em decorrência disso reconheceram a necessidade de teoricamente constituir os chamados período do ciclo da vida para melhorcompreender na pratica o que ocorre com o ser humano durante sua vida.
Ainda é preciso considerar outra noção cuja construção se fez necessária aos estudos desenvolvimentista a de Aspectos do Desenvolvimento: aspectos diferentes da vida humana que sofrem mudanças de desenvolvimento e que, entretanto, estão entrelaçados e são influentes entre si, é o caso do desenvolvimento Físico, dodesenvolvimento Cognitivo, desenvolvimento Psicossocial (Pessoal e social) e desenvolvimento Moral.
Pode-se observar de modo mais significativo na vida do ser humano as chamadas influências sobre o desenvolvimento e essas podem ser Internas, quando decorrem de fatores hereditários, ou Externas quando os fatores influentes são provenientes do meio externo, do ambiente.
Osprincípios gerais do desenvolvimento adotados por quase todos os teóricos desenvolvimentistas foram que as pessoas se desenvolvem em ritmos diferentes, o desenvolvimento é relativamente ordenado(certas habilidades são desenvolvidas antes de outra, funcionando quase como pré-requisitos para essas últimas) e por fim o desenvolvimento acontece de forma gradual.
A perspectiva contextualbaseia-se na premissa de que o desenvolvimento humano somente pode ser compreendido em seu contexto social. Cabe ao individuo como uma parte inseparável da cultura atuar sobre o mundo, através das relações sociais.
A Psicologia Sociohistórica de Vygotsky enfatiza a correlação entre desenvolvimento e aprendizagem, a importância da interação social para este processo. Ainda que não...
tracking img