Analise critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

HOSANA MARIA DO NASCIMENTO

REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA SOCIEDADE CAPITALISTA

Caruaru
2012

HOSANA MARIA DO NASCIMENTO

REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DA SOCIEDADE CAPITALISTA
ANALISE DO VIDEO: CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO

Trabalho apresentado à Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR. Para aobtenção da nota do 3° Semestre.

Caruaru
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................5
3 AVALIAÇÃOCRÍTICA...............................................................................................9
REFERÊNCIAS...........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Nesta analise critica sobre o vídeo, Crianças invisíveis Bilú e João, disponibilizado no endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=8Miihui-Pq8, o leitor poderá observar as dificuldades vividas por uma sociedade excluída e marginalizada, ondeadultos e crianças travam uma verdadeira batalha todos os dias pela sua sobrevivência.
Apresentaremos ao leitor, com base no vídeo citado, um vilarejo que possuem características semelhantes onde o mesmo leitor poderá observar que o contexto apresentado é facilmente identificado em nossa sociedade capitalista. Veremos como é a realidade vivida por uma comunidade incorporada na Vila Canaã, zonarural de Caruaru-PE, que retrata bem o cotidiano de varias outras localidades distribuídas em nosso território brasileiro. Realidades como, falta de estrutura, invasão de propriedade, desigualdade social, falta de saúde, saneamento básico, educação, alto índice de assassinatos, roubos, furtos, drogas, prostituição entre outros.
Veremos como essa sociedade sobrevive, qual sua atuação para ocrescimento da localidade e formação intelectual de suas crianças e jovens, atividades exercidas e influencias politicas e econômicas.

DESENVOLVIMENTO

Os moradores da Vila Canaã, situados as margens da BR 104 Zona Rural de Caruaru-PE, vivem ás sombras da cidade de Toritama-PE, onde o que divide seu território é o Rio Capibaribe. De um lado da ponte está a Vila Canaã e do outro lado a cidade deToritama. Situação a qual faz com que os moradores deste vilarejo prossigam em um dilema, pertencer a uma cidade, mas depender economicamente de outra, sem investimentos dos órgãos públicos e marginalizados pela sociedade, este é o cotidiano desta comunidade: esquecimento dos órgãos competentes; marginalização; prostituição de jovens; drogas envolvendo crianças; falta de estrutura física, saneamentobásico, saúde; educação e etc.

Foto Ilustrativa Vila Canaã, Zona Rural de Caruaru-PE
A expressão Canaã, segundo a Bíblia Sagrada era a terra prometida por Deus para o seu povo, “e desci (Deus), para o livrar das mãos dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel” Livro de Êxodo 3:8Bíblia Sagrada, terra que mana leite e mel quer dizer um local abundante, rico em bênçãos, farto, tanto em alimento quanto em alegrias. Leite é figura de alimento vital, saudável, que dá o crescimento, mel é figura de coisas gostosas, doces ao paladar. Aplicando essa figura em nossas vidas hoje podemos ter, por exemplo: um lar que “mana leite e mel” significando um lar abençoado, onde nada falta, sejao alimento, a saúde, o bem estar, a paz, a alegria em estar com os pais, irmãos, cônjuges. Apesar de todas estas virtudes e prosperidades, nada disso se assemelha a realidade intrínseca deste ambiente.

Foto Ilustrativa Vila Canaã, Zona Rural de Caruaru-PE

Com o farto oferecimento de trabalho nas empresas de confecções e facções...
tracking img