Imunohematologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMUNOHEMATOLOGIA ERITROCITÁRIA

A Reação Antígeno-Anticorpo e o
Complemento em Imunologia Eritrocitária

Especificidade: Os anticorpos são capazes de reconhecer pequenas diferenças nos antígenos e produzir uma reação específica, que é a soma das uniões mais fracas e não covalentes. O resultado é uma considerável energia de coesão.

Reversibilidade: Os processos de eluição através docalor, modificação do pH e/ou da força iônica, solventes orgânicos etc, fornecem energia ao sistema dissociando o complexo AgAc.

Equilíbrio e Afinidade: Quanto maior for a soma das forças de união, maior será a constante de equilíbrio de associação: afinidade do anticorpo pelo antígeno.

Termodinâmica: A união Ag-Ac sempre provoca uma liberação de energia térmica, ou seja, ela é exotérmica.
Areação de um anticorpo “frio” com seu antígeno é muito exotérmica e, nesse caso, a fixação do anticorpo sobre o antígeno é máxima em baixas temperaturas.
A reação de um anticorpo “quente” com seu antígeno tem uma liberação de energia mais fraca que o anticorpo “frio” e apresenta melhor aglutinação a 37ºC.

O Complemento: o complemento “complementa” os efeitos específicos dos anticorpos e é umelemento essencial das defesas humorais. Atua na ativação do sistema imunológico, na lise de células alvo e na opsonização das células facilitando a fagocitose.

Via Clássica: Duas moléculas de IgG (IgG1 ou IgG3) ou uma de IgM, ligadas aos seus antígenos, fixam C1. Na sequência, geram a enzima “C3 convertase” que cliva C3 em C3a e C3b. Um fragmento de C3b ativa “C5 convertase” que promove afixação até C9, provocando a lise celular. Outras moléculas de C3b ligam-se a membrana celular formando a “cobertura opsônica”, marcando as células para a fagocitose.
Os diferentes constituintes do complemento só são eficazes após se ativarem mutuamente. A proteína C3 representa o acontecimento central nesse processo de ativação do sistema.
Certas substâncias atuam diretamente sobre umpro-ativador de C3 (fator B) formando “C3 convertase” que, então, cliva C3 e segue as mesmas etapas da via clássica, levando à lise celular e à “cobertura opsônica”. Outra consequencia da ativação do complemento é a liberação de substâncias de atividade inflamatória (anafilotoxinas).

A Reação de Aglutinação Aplicada aos Grupos Sanguíneos

A Aglutinação Eritrocitária: A hemaglutinação é provocada porreações que levam à formação de grumos de eritrócitos. Ela pode ocorrer na presença de anticorpos (aglutinação específica) ou na ausência deles (aglutinação não-específica, também denominada de panaglutinação). Esses dois fenômenos são explicados por processos físico-químicos, não devendo mais ser considerada a “teoria das pontes”.

Potencial Zeta: É a designação que se dá à diferença de potencialelétrico criada entre as cargas negativas da membrana eritrocitária e a nuvem de cátions do meio. Lembre-se, o Potencial Zeta é influenciado também pela constante dielétrica do meio.
Abaixando-se o Potencial Zeta, por redução da carga elétrica da hemácia e/ou por variação da composição do meio, podemos facilitar ou até mesmo provocar a aglutinação de hemácias em suspensão, mesmo na ausência deanticorpos.
A atividade aglutinante dos anticorpos de classe IgM é de 10 a 100 vezes superior à dos anbticorpos de classe IgG.
A vantagem das moléculas de IgM sobre as de IgG está ligada ao seu peso molecular e a sua estrutura pentamérica melhor adaptada à função aglutinante.
Em geral, os anticorpos de classe IgM são aglutinantes, enquanto os anticorpos de classe IgG não o são.
Lembre-seque tanto a classe dos anticorpos quanto o número e localização dos antígenos na membrana eritrocitária, são fatores importantes na aglutinação.

Mecanismos de Produção Artificial da Aglutinação

Tratamento das Hemácias por Enzimas Proteolíticas: Esse tratamento retira fragmentos polipeptídeos que contem moléculas eletronegativas, provocando redução do Potencial Zeta e, também, aumentando a...
tracking img