Imunoglobulinas

Páginas: 2 (497 palavras) Publicado: 16 de maio de 2011
Imunoglobulinas

Anticorpos (Ac), imunoglobulinas (Ig) ou gamaglobulinas [1], são glicoproteínas sintetizadas e excretadas por células plasmáticas derivadas dos linfócitos B, os plasmócitos,presentes no plasma, tecidos e secreções que atacam proteínas estranhas ao corpo, chamadas de antígenos, realizando assim a defesa do organismo (imunidade humoral). Depois que o sistema imunológico entra emcontato com um antígeno (proveniente de bactérias, fungos, etc.), são produzidos anticorpos específicos contra ele.
Há cinco classes de imunoglobulina com função de anticorpo: IgA, IgD, IgE, IgG eIgM. Os diferentes tipos se diferenciam pela suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos.
As principais ações dos anticorpos são aneutralização de toxinas, opsonização (recobrimento) de antígenos, destruição celular e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento
Imunoglobulina G (IgG) é um anticorpo. É uma imunoglobulina monoméricasimples de 150.000 daltons, cadeias pesadas tipo G, que perfaz 80% das imunoglobulinas do organismo. Esta igualmente distribuída nos compartimentos extracelulares e é a única que atravessa a placenta. É oanticorpo principal nas resposta imunes secundárias e a única classe antitoxinas.
A região FC realiza ativação de complemento (quando unida ao antígeno) e auxilia a fagocitose por se ligar amacrófagos. Com a ativação do complemento, há geração de quimiotaxia de neutrófilos, aumento da permeabilidade vascular e amplificação da resposta inflamatória.
É usada para a criação da vacina para proteçãocontra a cólera.

Sub-classes da IgG

Existem quatro variantes isotípicas ou subclasses de IgG humana, denominadas IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4, que correspondem, respectivamente, a 70, 16, 10 e 4% doteor total de IgG. Diferenciam-se ainda as suas subclasses pelo número de pontes SS existentes na região da dobradiça: dois para IgG1 e quatro para IgG2 e cinco para IgG3. No que concerne às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imunoglobulinas
  • Imunoglobulina
  • Imunoglobulina e
  • Imunoglobulina E
  • Imunoglobulina
  • Imunoglobulinas
  • Imunoglobulinas
  • imunoglobulinas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!