Impressinismo

1219 palavras 5 páginas
Impressionismo

Índice

· Introdução

· O Impressionismo no contexto histórico-cultural

· Características

· Os Principais Artistas

· Conclusão

Introdução

O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no século XIX e que criou uma nova visão conceitual da natureza, utilizando pinceladas soltas com ênfase na luz e no movimento.
O artista impressionista se propõe a representa os objetos de acordo com suas impressões pessoais, sem se preocupar com regras estabelecidas.
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre.

Contexto-histórico

O Ocidente, entre final do século XVIII e início do século XIX, é varrido por uma onda de revoluções liberais, políticas, e por outro lado, de revoluções industriais. Toda esta situação vem provocar mudanças, principalmente ao nível político, verificando-se uma maior estabilidade, devido ao triunfo das democracias liberais e à consolidação da burguesia. Na França, após o Segundo Império e a Guerra Franco-Prussiana, com o episódio da Comuna de Paris, em 1871, chega a paz, assim como na Itália e na Alemanha. O Estado assume responsabilidades para com a Saúde, Educação e Trabalho, essencialmente, devido ao aparecimento de oposição, nomeadamente, o Republicanismo, o Socialismo e o Anarco-Sindicalismo. Contudo, as cidades tornam-se símbolos da vida moderna, com os seus caminhos-de-ferro, novos processos de comunicação, novos meios de transporte. Também se verifica a intensificação da vida noturna, sendo que as sociedades se tornaram mais optimistas e amantes do que é moderno. Durante o período que ficou conhecido como Belle Époque, a França era um país sem muitos problemas, com o Império Africano e a Indochina. Entre 1875 e 1914, verificam-se, então, algumas alterações:

- Crescimento das cidades, com Paris como protagonista;

- Canalizações, esgotos, estações e mercados, bem como parques, boulevards e edifícios públicos (ópera, Palais de

Relacionados

  • sinopse impressinismo
    540 palavras | 3 páginas
  • Fauvismo
    682 palavras | 3 páginas