Implante coclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPLANTE COCLEAR
O implante coclear (IC) multicanal é um recurso altamente benéfico e efetivo para a (re)habilitação de indivíduos com deficiência auditiva neurossensorial de graus severo e profundo. O IC é formado por componentes externos e internos. Os componentes externos são o microfone, o processador de fala e a antena transmissora. Dentre os componentes internos estão: o receptorestimulador, o qual inclui a antena interna, colocado cirurgicamente junto ao osso do crânio, atrás da orelha, sob a pele e o feixe de eletrodos, o qual é posicionado dentro da cóclea. O IC substitui parcialmente as funções da cóclea, transformando a energia sonora em sinais elétricos. A sobrevivência de estruturas neurais em quantidade suficiente no nervo coclear permite que esta estimulação elétricaseja transmitida para o córtex cerebral.
Um fator importante com relação ao IC é que a quantidade de corrente necessária para eliciar uma sensação auditiva é diferente para cada indivíduo e para cada canal de estimulação. Desta forma, os parâmetros de estimulação elétrica, no processador de fala, devem ser ajustados individualmente para adequarem-se às necessidades dos usuários. Istoé feito por meio de um processo denominado “mapeamento”. Quanto mais acurado for o mapeamento, maior o potencial para o paciente atingir resultados de percepção da fala em conjunto aberta. O mapeamento é realizado por um fonoaudiólogo, por meio da utilização de um sistema de programação formado por um computador (PC) conectado a uma interface específica que, por sua vez, é conectada aoprocessador de fala por intermédio de um cabo. Pela utilização do software de programação o fonoaudiólogo pode acessar a interface e enviar os sinais, em níveis precisamente determinados, para o processador de fala e, então, para o paciente.
O procedimento comum na programação dos implantes cocleares é a determinação da área dinâmica para estimulação elétrica. A área dinâmica é a região compreendidaentre a quantidade de corrente que primeiramente induz uma sensação auditiva, isto é, o limiar para a estimulação elétrica (nível-T) e o nível de sensação de intensidade máxima que o paciente irá aceitar para a estimulação elétrica (nívelC). Isto é feito para que o IC seja programado dentro de uma extensão da loudness que permita que os sons de fala e outros sons sejam audíveis mas nãodesconfortáveis.
A área dinâmica é determinada por meio de medidas psicofisicas e a facilidade com o qual o fonoaudiólogo irá obter estes níveis varia de acordo com uma série de fatores como a idade cronológica, condições mentais, tempo de surdez e outras condições de desenvolvimento do paciente. Em crianças pequenas ou indivíduos com outros comprometimentos associados, a obtenção da área dinâmica faz partede um longo e complicado processo, principalmente nos períodos iniciais de uso do IC. A limitada experiência auditiva que estes indivíduos tiveram antes da cirurgia do implante coclear, bem como a imaturidade cognitiva e lingüística para executarem os procedimentos necessários faz com que as respostas obtidas sejam muitas vezes inconsistentes. Embora técnicas de condicionamento e observaçãocomportamental possam ser utilizadas para a obtenção dos níveis T e C, infelizmente, para uma parte da população, estes valores não são obtidos de maneira fidedigna. Como resultado, estes níveis são muitas vezes ajustados arbitrariamente.
Recentes melhoras na tecnologia do implante coclear e os resultados de reconhecimento da fala vastamente comprovados têm levado a uma expansão nos critérios paraseleção de candidatos à cirurgia de implante coclear, tanto no que se refere ao critério audiológico como à idade cirúrgica. Recentemente, crianças a partir de 12 meses de idade têm sido implantadas. Estudos mostram que crianças com deficiência auditiva congênita que foram implantadas precocemente obtêm melhores resultados de reconhecimento de fala.
A diminuição da idade cirúrgica faz emergir a...
tracking img