Imperio bizantino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
D. Pedro I o homem que desligou o Brasil de até então sua metrópole Portugal, tornou o Brasil um império independente, no inicio de seu império Pedro foi aclamado pelo povo que fez até abaixo assinado para que ele permanecesse no Brasil e fizesse assim o Brasil um país livre. O mesmo Pedro que foi aclamado, durante o passar do tempo, foi o Pedro que sofreu a insatisfação, ahostilidade e as revoltas, D. Pedro se envolve em crises, e acaba perdendo o controle do País que ele mesmo tornou independente, em 1831, incapaz de deter os distúrbios de rua, enfraquecido e sem apoio militar D. Pedro I abdica ao trono.

O porque da Regência
A Regência acontece porque após a abdicação de D. Pedro I ao trono, seu sucessor direto seria seu filho Pedro de Alcântara, mas o príncipe nãotinha sequer cinco anos de idade na época, o que acarretou um problema sucessório, pois na constituição dizia que nesses casos, assumia-se um governador regente que fosse um parente próximo do imperador, como no caso não existia, D. Pedro constitui a eleição de uma regência que seria formada por três pessoas, a regência trina.
As Regências e seus componentes
A primeira regência é formada em Abrilde 1831, chamada regência trina provisória, participavam nessa regência três representantes de importantes partes da política, esse governo ficou bastante equilibrado politicamente, pois faziam parte Carneiro Campos (Marquês de Caravelas) que representara os moderados, o Senador Campos Vergueiro que representava os exaltados e Francisco de Lima e Silva militar de tendência centrista, como o fielda balança. Em julho de 1831 a Assembleia geral elege uma nova regência trina, dessa vez chamada de permanente que também foi cuidadosamente composta para que haja equilíbrio político, esta foi composta por Costa Carvalho, moderado, representava o Sul, Bráulio Muniz, exaltado, representava o Norte, enquanto ao centro, era mantido o brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Em 1834 além da Regência umaonde após uma eleição se sai vencedor o Padre Diogo Antonio Feijó, antigo ministro da justiça e um dos lideres da facção progressista, acontece também o ato adicional à constituição que foi a primeira reforma constitucional do império. Quando Feijó assume a situação é delicada, há muitos movimentos em todo o país além da oposição grande contra o seu governo e com isso se torna impossível exercer ocargo e Feijó acaba por renunciar seu poder, e em seu lugar toma posse Araujo Lima presidente da câmara dos deputados e líder da facção regressista. Com as ideias de Araujo que eram totalmente regressistas as medidas liberais descentralizadoras que marcaram a primeira metade dos anos 30 seriam reformuladas, abrindo espaço para o restabelecimento dos mecanismos centralizadores da Monarquia.

AsRevoltas do Período Regencial
Entre 1831-1832 só na cidade do RJ surge por volta de 5 revoltas da população ordenando pela baixa do preço dos alimentos, com ajuda dos militares o governo faz com que essas revoltas sejam sufocadas assim como nas outras regiões do pais, dentre as diversas revotas que aconteceram nessa época podemos destacar três quatro, que ficaram muito conhecidas como acabanagem, a Sabinada, a Balaiada e a Revolução Farroupilha.
A Cabanagem foi movimentos que aconteceu no Pará desde a independência, pelos chamados “cabanos” que eram assim apelidados pois vivam em beira de rios, em habitações miseráveis e  O objetivo principal era a conquista da independência da província do Grão-Pará, esses movimentos foram contidos com repressões violentas.

A Sabinada também foi umgrande movimento que aconteceu no nordeste, mais precisamente na Bahia, Os revoltosos queriam mais autonomia política e defendia a instituição do federalismo republicano, sistema que daria mais autonomia política e administrativa às províncias. O governo central, sob a regência de regente Feijó, enviou tropas para a região e reprimiu o movimento com força total. A cidade de Salvador foi cercada...
tracking img