Sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Martin Luther King

Martin Luther King esteve fortemente envolvido na igualdade dos diretos entre as etnias, vigente nos dias atuais. Desde seus primeiros anos como pastor esteveenvolvido na luta pela causa dos negros marginalizados. Com o boicote contra a submissão dos negros aos brancos, iniciado pela ativista Rosa Parks - que se recusou a dar seu local noônibus à uma mulher branca –, Luther King participou efetivamente do processo, chegando ao ponto de ter sua casa atacada por defensores da “supremacia branca”. Porém, o processo foi umsucesso com a declaração da lei insurrecional promulgada pela Corte Suprema, a qual afirmava que não deveria haver o processo segregatório, enfraquecendo assim os conceitos de preconceitovigentes na época, além de transformar Martin Luther King numa figura internacionalmente conhecida ao lutar por uma casa nobre.
Em 28 de agosto de 1963, Martin Luther King realizoucom mais de 200 mil pessoas a famosa "Marcha para Washington", onde proferiu seu mais famoso discurso, "I have a dream", no Lincoln Memorial, pedindo uma sociedade com igualdade racial.Um ano depois, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz, tornando-se o mais jovem a conquistá-lo. Segundo ele, o Nobel não significou apenas uma honra pessoal, mas o reconhecimentointernacional ao movimento não violento pelos direitos civis.

Dentre outras causas nas quais Martin Luther King esteve engajado estão a Guerra do Vietnã, a conquista do direito ao votopelos negros, o combate à miséria e a discriminação etc. Sendo assim, Martin Luther King é considerado uma das principais figuras negras que lutaram pela igualdade entre as diferentesetnias e pelos direitos inalienáveis de todos. Dessa forma contribuiu para a luta secular dos negros proporcionando reconhecimentos profundos que marcaram a história da humanidade.
tracking img