Imperialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Imperialismo

O imperialismo consiste na política de domínio de uma nação sobre outra no meio cultural, econômico e territorial. Esse conceito apareceu maisintensamente durante o século XIX e XX, com o constante crescimento da industrialização na Europa durante a 2ª fase da revolução industrial e o fim do monopólio britânico nesteramo das atividades econômicas a nova concorrência levou a busca por matéria prima e mercado consumidor por esses países.

Quando essa nova forma de política seconsolidou teve-se a consolidação do imperialismo, os países Europeus saíram em busca de mercados consumidores na África e Ásia. Os ideólogos europeus diziam que o modelo decivilização europeu era o melhor modelo e o que proporcionava melhores condições, e quem estivesse afastado desse modelo social estava em condições inferiores. Desse modoa invasão européia ao continente asiático e africano deixava de ser visto como apenas uma injusta e desnecessária invasão.

Esses ideólogos se apropriavam das idéiasDarwinistas e em um molde criado por eles colocavam a população européia dotada da cultura mais elevada considerando os asiáticos e africanos bárbaros que com a entradado homem europeu em seu meio ganhavam a oportunidade de se modernizar e crescer nessa escala evolutiva.

Saindo da teoria a pratica imperialista levou a uma seriede injustiças a esses países e sua população dominada. A missão de “civilizar” acabou apenas servindo para criar uma indiscriminada exploração do outro.http://www.slideshare.net/Profdanisavedra/imperialismo-aulas-31-e-32
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperialismo
http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/imperialismo.htm
tracking img