Estudo disciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Você trabalha numa escola municipal de Ensino Fundamental e, junto com seus colegas, decide que a escola deve se engajar numa luta mais consistente e efetiva frente às questõesambientais e de sustentabilidade. Com base na proposta de atuação apresentada e defendida no texto complementar, assinale qual alternativa indica uma ação que não deveria serempreendida:



Resposta a. Deve-se ter em mente que as mudanças não terão efetividade se forem implantadas de cima para baixo, pois elas devem buscar a participaçãodireta de alunos/as, professores/as, comunidade, meio ambiente, numa dinâmica complexa e articulada.

b. Deve-se priorizar a consulta a órgãos centrais daadministração pública, afim de que, com base em informações globais e estatisticamente confiáveis, sejam definidos quais problemas são prioritários (‘o quê’ fazer), cabendo à escola definir o‘como’ agir diante de cada um deles.

c. Os projetos devem criar espaços grupais e priorizar temas que surjam das demandas da comunidade educativa, como um graveproblema do saneamento básico, por exemplo, e a ênfase na água como tema de relevância social para aquela comunidade.

d. Os diferentes sujeitos protagonistaslocais devem se reunir para a identificação de problemas e propostas de soluções, geradas em contextos de diálogo e participação, onde todas as experiências e conhecimentos sãoconsiderados, através de um princípio de negociação.

e. É importante que as ações empreendidas pela comunidade escolar, além de pautadas numa atitude contextualizadora,problematizadora e interdisciplinar da realidade, devem articular-se a outros espaços, tanto consultivos como deliberativos das políticas ambientais.


Resposta letra b
.
tracking img