Impactos do alcool no organismo: cirrose hepática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAVALCANTI,A.D.¹; SILVA,B.P.¹; MELONIO,G.R.¹; MACÊDO,M.R.C.¹ ; MELO,P.B.¹; ALMEIDA,R.S.¹; QUEIROZ,S.N.S.¹; CÂMARA, A. L.²; MENDES, F. L.²; MARQUES , J. J. R. ²; FERREIRA L. R.²; MEDEIROS M. T.².
¹Alunos de Nutrição/Coordenação de Nutrição/Faculdade Santa Terezinha – CEST, São Luís - MA.
2 Professores de Nutrição/Coordenação de Nutrição/Faculdade Santa Terezinha – CEST , São Luís – MA.RESUMO

O alcoolismo é um problema comum em milhares de pessoas ao redor do mundo, com maior incidência em homens, este é responsável, dentre outras doenças pela cirrose hepática. O processo de cirrose hepática é definido como um processo difuso de fibrose com formação de nódulos acompanhados geralmente de necrose hepatocelular. Apesar das suas mais diversas causas todas tem por fim o mesmoresultado, a transformação do tecido hepático original em tecido fibroso. Como o fígado é um órgão extremamente funcional, os sintomas demoram a aparecer, geralmente a solução mais adotada é o transplante de fígado, pois esses sintomas só irão ocorrer quando a maior parte do fígado estiver afetado.


Palavras chave: álcool, sangue, célula, fígado, cirrose e transplante.INTRODUÇÃO

O alcoolismo é um problema comum que afeta milhares de brasileiros, no entanto a maioria das pessoas que consomem álcool não sofre danos significativos no fígado, porém o consumo crônico de álcool pode causar uma serie de problemas hepáticos incluindo esteatose, inflamação e cirrose, esta ultima ocorre em uma quantidade pequena dos alcoólatras.
Apesar da crença de que a cirrose éuma doença apenas dos alcoólatras, qualquer doença que provoque uma inflamação crônica do fígado pode desenvolver essa patologia:
– Hepatites virais B, C e D
– Hepatite autoimune
– Lesão hepática induzida por álcool
– Lesão hepática induzida por toxinas ou drogas
– Doença de Wilson
– Hemocromatose
– Síndrome de Budd-Chiari
– Cirrose biliar primária
– Síndrome de Alagille
Quando ograu de comprometimento ainda é pequeno os principais sintomas da cirrose são: fraqueza, emagrecimento, alteração menstrual em mulheres, impotência em homens, sangramentos em gengivas, inchaço nas pernas e na barriga. Em casos mais graves, ascite, icterícia, aumento das mamas em homens, hematomas espontâneos na pele, sonolências, tremores e confusão mental.
Não existe um tratamento especificopara cirrose, no entanto é de extrema importância interromper a progressão das diversas patologias atuantes a fim de reverter parcialmente o grau de cirrose e hipertensão portal. Porém, o único tratamento definitivo para a cirrose é o transplante de fígado, onde o fígado crítico é substituído por um sadio.


RESULTADO E DISCUSSÃO

O fígado é a maior glândula do corpo humano e se localiza nocanto direito superior do abdómen, sob o diafragma. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.Tem como função a destruição das hemacias; emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bilearmazenamento e liberação de glicose;síntese de proteínas do plasma; sintese de proteinas do plasma; sintese do colesterol;lipolipogênese, a produção de triglicérides (gorduras); produção de precursores das plaquetas; conversão de amônia em uréia; purificação quanto a diversas toxinas;destoxificação de muitas drogas e toxinas.
Os hepatocitos tem todo esse trabalho de desintoxicar o figadoquebrando as substancias .Este possui um ou dois núcleos arredondados contendo um ou dois nucléolos. Alguns núcleos são poliplóides caracterizado pelo seu tamanho maior, que é proporcional a plodia. Os hepatócitos também são resposaveis pela conversão do glicogênio em glicose, por meio de um processo enzimático chamado gliconeogênese. Células de Kupfer são macrófagos encontrados na luz dos capilares...
tracking img