Impacto mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AQUECIMENTO GLOBAL
Impacto Mundial

AQUECIMENTO GLOBAL
Impacto Mundial

Trabalho desenvolvido como exigência parcial para a disciplina de PAC, ministrada pela Profª. Marina, na Faculdade

OSASCO
2009

Introdução

A questão básica da reação de qualquer sociedade à mudança global do clima é a melhor combinação das únicas três atitudes possíveis; A inação que implica aceitar os danosprevistos devido à mudança do clima; a adaptação, que consiste em promover modificações que permitam diminuir as perdas, mesmo da presença da mudança do clima; e por último evitar, ainda que parcialmente, a mudança do clima.
O debate sobre mudança do clima no Brasil ressente de uma falta de abordagem completa e isenta de todos os aspectos do problema. Em grande medida não é possível o Brasiladaptar-se à mudança global do clima, os impactos serão negativos em geral.
Há portanto que se fazer um esforço para evitá-lo, o que no nosso caso, não representa em geral um ônus para a nossa competitividade industrial, mas sem oportunidade novas associadas ao uso de biomassa renovável.
Além é claro, de fazermos algo mais eficaz quanto ao desflorestamento da Amazônia: embora seu desmatamento sejaresponsável por cerca de 2% da mudança do clima global, ele representa algo da ordem de 75% da contribuição do Brasil. A falta de governança na região permite a destruição deste tesouro de biodiversidade e fonte de água para nossa lavoura. Uma Amazônia vitima e vilã das mudanças climáticas. É fundamental transformar indivíduos em cidadãos consciente e ativos, mobilizar a população para exigirpolíticas efetivas, a combater o aquecimento global.

Desenvolvimento

Nós fazemos muito pouco para reduzir de forma efetiva o desmatamento da maior floresta tropical do planeta, investe-se pouco em fontes de energia renováveis ou na promoção de estudos de vulnerabilidade e planos de adaptação às mudanças climáticas. O mesmo país que tem uma posição privilegiada em relação a seu potencial de fontesrenováveis de energia, quando desmata e queima a Amazônia, libera tanto carbono na atmosfera que assume o constrangedor ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa no mundo.
No último século, a temperatura do planeta já subiu 0,7ºc, e nos próximos cem anos, o aumento pode chegar entre 1,4ºc e 5,8ºc, dependendo do que for feito para desarmonizar a atmosfera.
Países como o Brasil, têmque crescer seguindo a trilha da descarbonização, com a redução e não aumento de suas emissões, se o Brasil realmente quisesse fazer a sua parte, ao invés de incentivar tanto o avanço do agronegócio que vem destruindo de forma assustadora a Amazônia, deveria começar a adotar como prioridade nacional a conservação da maior floresta tropical do mundo. Precisaria realmente se esforçar nodesenvolvimento de uma matriz energética, limpa e renovável, e realizar um levantamento das vulnerabilidades regionais e setoriais. È necessário apresentar planos de adaptação aos riscos de mitigação das causas das mudanças climáticas. O Brasil precisa da elaboração urgente de uma Política Nacional de mudanças climáticas, que completem todos esses itens.
Novas evidências da perda de em função de fatoresclimáticos surgem em todos os pontos do planeta., especialmente nos ecossistemas mais complexos, como as florestas tropicais, onde o clima pode desestabilizar a cadeia de vida das espécies. O desaparecimento recente de mais de 70 espécies de sapo arlequim na América Central e do Sul.
Isso nos mostra que partes de ecossistemas e espécies podem ser extremamente vulneráveis a pequenas alteraçõesclimáticas.
A Amazônia perdeu de 70.000 Km2 somente entre 2002 e 2005. Se esse ritmo de desmatamento e de aquecimento global continuar, poderemos ter na Amazônia um cenário de temperaturas de 2ºC a 3ºC mais quentes e uma redução nas chuvas de 10% e 20%. Segundo depoimento de moradores "a enchente de 2006 atrapalhou muito. Os bichos têm que ficar dentro de casa num chiqueirinho. As crianças têm...
tracking img