Saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ana Milhinhos

Primeiros Socorros Fundamentos dos Primeiros Socorros Primeiros Socorros: São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua vida ou a sua saúde, com o fim de manter as suas funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, até que receba assistência médica especializada. Socorrista: Actividade regulamentada pelo Ministério daSaúde. O socorrista possui um treino mais amplo e detalhado que uma pessoa prestadora de socorro. Urgência: Estado que necessita de encaminhamento rápido ao hospital. O tempo gasto entre o momento em que a vítima é encontrada e o seu encaminhamento deve ser o mais curto possível. Emergência: Estado grave, que necessita atendimento médico embora não seja necessariamente urgente. Acidente: Fato do qualresultam pessoas feridas e/ou mortas que necessitam de atendimento. Incidente: Fato ou evento desastroso do qual não resultam pessoas mortas ou feridas, mas que pode oferecer risco futuro. Sinal: É a informação obtida a partir da observação da vítima. Sintoma: É informação a partir de um relato da vítima.

Limites de Acção • A acção de um popular que seja detentor dos conhecimentos básicos deprimeiros socorros, que socorra uma possível vitima tem a sua acção limitada com a chegada de pessoal especializado ao local.

Formas de Actuação Acidentes de pele:

Picadas

Queimaduras

Acidentes com o Esqueleto

LUXAÇÕES: A luxação é uma lesão onde as extremidades ósseas que formam uma articulação ficam deslocadas, permanecendo desalinhadas e sem contacto entre si. O desencaixe de umosso da articulação (luxação) pode ser causado por uma pressão intensa, que deixará o osso numa posição anormal, ou também por uma violenta contracção muscular. Com isto, poderá haver uma ruptura dos ligamentos. Os sinais e sintomas mais comuns de uma luxação são: dor intensa, deformidade grosseira no local da lesão e a impossibilidade de movimentação. Em caso de luxação, o socorrista deveráproceder como se fosse um caso de fractura, imobilizando a região lesada, sem o uso de tracção. No entanto, devemos sempre lembrar que é bastante difícil distinguir a luxação de uma fractura.

FRATURAS É a ruptura do osso. O PRIMEIRO SOCORRO consiste em impedir o deslocamento das partes quebradas, evitando assim o agravamento da lesão. AS FRATURAS PODEM SER
• •

Fechadas - quando o osso quebradonão perfura a pele. Exposta - quando o osso quebrado rompe a pele.

COMO SE MANIFESTA Dor e edema (inchaço) local, Dificuldade ou incapacidade de movimentação, Posição anormal da região atingida. Há uma sensação de atrito das partes ósseas no local da fratura, em fratura expostas há a rotura da pele com exposição do osso fraturado. COMO PROCEDER Fratura Fechada Mantenha a vítima em repouso,evite movimentar a região atingida e o estado de choque. Aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, até posterior orientação médica. Imobilize o local usando tábua, papelão, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Proteja a região lesada usando algodão ou pano, afim de evitar danos à pele, faça a imobilização de modo que o aparelho atinja as duas articulaçõespróximas à fratura. Amarre as talas com ataduras ou tiras de pano com firmeza, SEM APERTAR, em 4 pontos:
• •

ACIMA e ABAIXO DO LOCAL DA LESÃO. ACIMA e ABAIXO das articulações próximas à região lesão.

Remova a vítima para o hospital mais próximo, após a imobilização IMPORTANTE: Não tente reduzir a fratura (colocar o osso quebrado no lugar) Fratura Exposta Mantenha a vítima em repouso, evitemovimentar a região atingida. Estanque a HEMORRAGIA e faça um curativo protetor sobre o ferimento, usando compressas, lenço ou pano limpo. Evite o estado de choque, aplique compressas geladas ou saco de gelo no local lesado, até posterior orientação médica. Imobilize o local usando tábua, papelão, jornal ou revistas dobradas, travesseiro, manta e tiras de pano. Remova a vítima para o hospital...
tracking img