Iluminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas)  e pregava maior liberdade econômica e política.

Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois ospensadores e os burgueses tinham interesses comuns. 
As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população. Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos, pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II, da Prússia; Catarina II, da Rússia; e Marquês de Pombal, de Portugal.

SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................3
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................5
2 ILUMINISMO:RESUMO..................................................................................6
3 AUGUSTO COMTE: POSITIVISMO................................................................8
4 EMILE DURKHEIM: FATOS SOCIAIS............................................................8
5 MAX WEBER: AÇÃO SOCIAL REFLEXIVA.................................................10
6 KARL MARK: DESIGUALDADESOCIAL.....................................................12
7 SOCIOLOGIA BRASILEIRA..........................................................................12
8 SOCIOLOGIA DA SAÚDE.............................................................................13
9 SOCIOLOGIA E ENFERMAGEM...................................................................14
10CONCLUSÃO...............................................................................................15
REFERÊNCIAS.................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO
O Iluminismo surgiu na Europa entre os séculos 17 e 18 e inspirou revolucionários desenvolvimentos na filosofia, nas artes e na política. A base do pensamento iluminista foi considerar a lógica e arazão como as principais formas de o homem conhecer o universo e melhorar continuamente suas condições de vida. Para o Iluminismo o objetivo principal do uso da razão era dar ao homem conhecimento, liberdade e felicidade.
  O Iluminismo tirou a humanidade das trevas que dominaram a Idade Média
Desde o final do século 20, no entanto, os princípios do Iluminismo estão sob ataque dospensadores do pós-modernismo, que consideram a supremacia do homem racional, sua busca pela Verdade e a fé no progresso e na ciência como ideias totalitárias e opressoras. Mas bem antes disso o Iluminismo representou o caminho para o mundo ocidental emergir definitivamente das trevas da Idade Média, período em que a razão foi suplantada pelo misticismo religioso e a sociedade regrediu para oisolamento social, econômico e político do feudalismo.

2 ILUMINISMO: RESUMO
 Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. O Iluminismo surgiu na França do século XVII e propunha o domínio do pensamento racional sobre o teocentrismo (Deus no centrode todas as explicações) que predominava na Europa desde a época Medieval. De acordo com os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de jogar luzes nas trevas em que se encontrava grande parte da humanidade. Os Iluministas defendiam a liberdade de pensamento e eram contrários aos dogmas religiosos e ao absolutismo. O pensamento cientifico era caracterizado como o mais...
tracking img